03/05/2013
O caminhão pau de arara

Numa noite qualquer, dos anos 60, por alguma razão que não me lembro, a maquininha que fazia o transporte dos moradores das vilas da Fábrica, ficou paralizada. Para estas situações, a Empresa Melhoramentos disponibilizava então, os enormes caminhões “pau de arara”, com uma carroceria tipo baú pintada em verde, com bancos à volta e  hastes de madeira e metal no centro onde, os que iam em pé,  se dependuravam para seguir viagem.
Nesta noite embarquei num caminhão destes. O caminhão partiu da estação Cerâmica. Diferente da maquininha que trajetava pelos trilhos da estrada ao lado do rio, o veículo de quatro rodas só podia seguir pela serrinha, um outro atalho, cercado por um matagal e que terminava nas proximidades da Igreja São José da Fábrica.
Pela escadinha de três degraus, adentrei ao caminhão verde. Certamente eu devia estar com a minha madrinha (Dona Cida Sant’Anna). Nos acomodamos nos bancos laterais, como a maioria das mulheres e crianças. Os homens, agarrados às hastes foram se equilibrando  com o balançar  da “fera”.
Na metade do caminho, em íngreme subida, o caminhão quebrou e não pode prosseguir. Restou-nos seguir a pé, pela escuridão da noite.
Fomos em filas, em  conversas compassadas pelos ruídos das folhas secas pisoteadas por nós. Fomos ouvindo ainda,   o  som de sapos , de  rãs ,  grilos e gatos assustados atravessando o caminho. Tudo era assustador, mas  harmônico e  só de vez em quando uma conversava animada quebrava  aquele silêncio quase que mortal. Lembro-me das vozes misturadas daquelas pessoas tão amigas. Vozes de  gente boa e pacífica que, mesmo na adversidade conseguia se manter bem humorada. Lembro-me da fagulha provocada por algum  cigarro aceso. Lembro-me dos contornos dos rostos dos homens fumando e lembro, principalmente, da sensação boa em ver aquele insignificante raio de luz. Por algum momento fui carregada. Mas foi mesmo, andando que consegui  avistar a Igreja , depois a pracinha e a Rua do Armazém.E, neste espaço congruente vi cada qual tomar um rumo. Alguns ficaram por alí. Outros foram para a Vila Pereira. Outros mais, para a Vila Nova e nós à Vila Leão. Passamos pela Vila Ilha das Cobras, pela Volta Fria e continuamos guiados na escuridão por algumas raras lâmpadas incandescentes . A luz maior vinha do céu e de uma lua enorme.
Na entrada da Vila avistamos a casa dos Fava, passamos  pela casa dos Pastro com seu lago cheio de carpas  refletindo toda beleza da noite estrelada. Ouvimos ainda, os sons que vinham das casas  mais próximas... o rádio ligado em música caipira,  cachorros latindo ao longe e sentimos até  um delicioso cheiro de comida de fogão a lenha. Passamos pela casa do Calónicho e pelo campinho onde um poste de madeira  abrigava  uma coruja de olho arregalado. Finalmente a entrada da nossa casa ( da minha madrinha), o aconchego quentinho, meu banho de bacia na cozinha, a sopa fervendo, o programa Bonanza na TV, o mingau de aveia antes de dormir, a cama com acolchoado de retalhos e o sono mais gostoso que uma criança de 6 anos podia  ter depois daquela grande aventura.
Devo ter sonhado. Provalvelmente com aquele caminhão que ficou lá, no meio da serra, sózinho e  aguardando socorro.
Agradeço ao amigo e também ex morador da Fábrica Jorge Marcondes pelo envio da foto que, me fez viajar para um tempo muito especial. Viajei mesmo! E de caminhão “pau de arara!
Que felicidade lembrar disto tudo!

FATIMA CHIATI
Blog: www.fatimachiati.com.br



Leia outras matérias desta seção
 » A Semana Santa na Vila Leão
 » Religiosidade e religião de amor
 » Caminhar é preciso
 » Recordações da Av. dos Estudantes
 » Os gênios do Colégio Walter Weiszflog
 » Fragilidades de todos nós
 » As mentiras na Internet
 » Reverências aos nossos amores
 » O amor fora do ar
 » Amor, política e relacionamentos
 » As históricas enchentes de Caieiras
 » Homenagem às mulheres
 » Algo mais
 » Trégua de Natal
 » Atitudes de autoajuda
 » O dia de finados
 » Mãe é aquela que cria
 » A internet não esquece
 » Capelinha da Vila Leão
 » Benzedeiros e benzeduras

Voltar