04/01/2015
Os "causo" das escritura (ao modo gaúcho)

( CONTADO NUM MODO GAUCHESCO )


Pois não sei se já les contei os causo das Escritura Sagrada .
Se não les contei , les conto agora .
A história essa é meio comprida mas vale a pena contá por causa dos revertério havidos com ela .
De Adão e Eva acho que não é preciso contá os causo porque todo mundo sabe que os dois foram corrido do paraiso por tomá banho pelado numa sanga .
Naquele tempo este mundaréo era um pasto só sem dono , onde não tinha nem dele nem meu . O primeiro índio á botar cerca foi um tal Abel . Mas nem chegou a esticar o primeiro fio que já levou um pontaço no peito dado pelo irmão dele um tal Caim , que tava meio desconforme com a divisão .
O Caim então , ameaçado dum processo feio , se bandeou pro Uruguay deixando o filho dele , um tal Noé , tomando conta da estância . Estância essa que ficava as bêra duma corredera e que o Noé , uns ano depois , tomou umas enchente pela frente. Cousa munto séria .Caiu agua uma barbaridade . Caiu tanta água que tinha até índio pescando jundiá em cima de cerro . O Noé então , botou as criação em cima duma balsa e se largou nas correnteza , o índio velho .
A enchente era tão braba que qdo Noé se deu conta , a balsa estava atolada num banhado chamado de Delúvio . Foi aí que um tal Moisés varou aquela água toda com vinte junta de boi e tirou a balsa do atoleiro .
Bueno , aí com aquele desporpósito todo , as família ficaram amiga . A filha mais velha de Noé , juntou bodas com o filho mais novo de Moisés e os dois foram moram numa estância muito linda chamada Estância Babilônica .
Bueno , estavam as família ali , tomando mate nos galpão qdo se chegou um correntino , chamado Golias com mais de trinta castelhano ao lado dele .
Abriram então a cordeona e quiseram obrigá as prenda á dança uma milonga. Foi qdo os velho Noé e Moisés  , que eram de muito respeito , se queimaram e deu-se o entrevero .
Peleia braba , seu .!!!
O correntino Golias , na voz de “ bamo “ já foi degolando de um talho só , o Noé e o velho Moisés e já tava largando planchaço em cima do mulherio qdo um piazito carretero , vacariano de boa cêpa , de seus dez ano e pico , chamado David , largou um bodocaço no meio da testa do infeliz que não teve nem graça .
Foi só um tal de “ Me acudam “ ....” Tô morto “ ...e uma correria só .
Aí a indiada se animou e degolaram os castelhano . Dois que tinham desrespeitado as prenda foram degolados com o lado cego do facão ; Foi uma sanguera danada e tanto que até hoje aquele capão é chamado de Mar Vermelho .
Mas então , prá por ordem nas coisa , foi nomeado delegado um tal Major Salomão . Homem de cabelo nas venta este tal Salomão !!!! Nem les conto !!!! 
Um dia , o índio tava sesteando quando duas velha se bateram em cima dum guri de seus seis ano que estava vendendo pastel .O Major Salomão , muito chegado ao piazito , passou a mão num facão e de um talho só , cortou as velha em dois . Este é o causo muito falado dos prejuízo de Salomão , que contam por aí .
Mas por estas estimativas , o Major Salomão o que tinha de brabo tinha de mulherengo . Êta indio bueno , onde boleava a perna , já deixava filho feito .
E como vivia boleando a perna , teve um pacote de filho que Deus me livre . E tudo com a cara dele , que era prá não havê discordância .
Só que , quando Deus Nosso Senhor qué , até égua véia nega estribo .
Logo a filha de predileção do Major Salomão , uma tal Maria Madalena , fugiu da estância e foi sê china de bolicho . Uma vergonhêra prá família . Mas ela puxou a mãe , que era uma paraguaia meio gaudéria que nunca tomô jeito na vida . O pobre Major Salomão então , se matou-se de sentimento com uma pistola Eclesiaste de dois cano .
Mas vejam como é a vida , essa mesmo Maria Madalena , se casou-se três ano mais tarde despois , com um tal Coronel Ponciano Pilatos que então , lhe tirou da vida de sê china e lhe colocou no palácio .
Eu conheço uns três causos do mesmo feitio que não deu certo .
Como dizia meu finado pai : - Mulher qdo toma mate em muita bomba , nunca mais se acostuma com uma só .
O Coronel Ponciano e Maria Madalena tiveram então doze filho , os tal de apóstolo , que são muito conhecido pelas caridade que fizeram .
Foi até na casa deles , os apóstolo , que Jesus Cristo  churrasqueou com a cunhada de Maria Madalena , que despois foi santa muito afamada .  A tal Santa Ceia .
Pois era uns tempo muito mail definido . Andava umas seca braba pelos campo . São José e Virge Maria , que tinham perdido todo o gado e só tavam com uma mula branca no potrero , chamada Samaritana e que era um rico animal pois só faltava falá ; Pois bem , devido á seca , tiveram que se desfazê da pobre .
E como a desgraça qdo vem , já vem de braço dado e foi bem aí que estouraram as revolução .
Os Maragato , chefiados por um tal Coronel Jordão , acamparam na entrada da vila .Só não entraram porque lá estava um destacamento comandado pelo Tenente Lázaro , aquele mesmo que por duas vezes foi dado como morto .
Mas daí , um cabo dos provisório , um tal Cabo Judas , se passou pros lado dos Maragato facilitando então a invasão .e ocupação da vila .
Jesus Cristo então foi preso prá ser degolado por um tal Calvário , um preto feio e muito forte . Mas vejam como é a vida . Este mesmo Calvário , degolador muito mal afamado , era filho duma velha chamada Palestina , que tinha sido cozinheira da Virge Maria . Degolador é como cobra , desde pequeno já nasce ingrato .
Entonces , ponharam Jesus Cristo na cadeia numa cela junto com João Batista e Herodes dos reis , dois abiagetários que tinham peleado por causo de uma baiana chamada Salomé e no entrevero , balearam dois padre , o monsenhor Caifás e o clérigo Atanásio . Aí então , chegou a Brigada comandada pelo coronel Jerus Alem , que era meio parente do home por parte de mãe e com ele veio mais três corpo de provisório que se pegaram com os Maragato .
Foi a peleia mais feia que se tem conhecimento .
Foi quarenta dias de “ bala por bala “ . morreu três santo na luta , São Lucas , São Marco e São João .São Mateus erido , , fficou três meis , morre não morre mas teve uma atenuante e salvou-se o índio velho .
Jesus Cristo levou três balaço , um em cada mão e um que varou os dois pé de cima para baixo . Ainda levou um pontaço no fígado , dado por um tal Cesar Romano mas que Jesus Cristo curou tomando vinagre na sexta feira da paixão .
Mas daí , Jesus Cristo desiludiu-se dos home , subiu na cruz , disse adeus pros amigo e mandou-se de volta pro céu
Mas deixou prá gente gaúcha , dez mandamentos , que já viraram só cinco e logo ficarão só dois :
1 – Não se mata home pelas costas .
2 – Nem se cobiça mulher dos outro pela frente .
Amém .

Original da Biblioteca de Passo Fundo – CTG Vanêra Alegre


Fred Assoni

Leia outras matérias desta seção
 » Estórinha verídica
 » O peladão do condomínio
 » Lampião
 » A conquista
 » Fomos arrasados
 » O Maxuxo
 » O silencio
 » O baile
 » O Mosco e a Mosca
 » Viagem a Marte
 » Noite da Esfiha
 » Gersinho perdeu para ele mesmo!
 » Tio Nino
 » Os três Mosqueteiros
 » Erudam-se!!
 » Relato de uma vida vazia
 » A velha carabina
 » Vejo , claramente , a luz apagar-se no fim do túnel
 » Carlos Zéfiro
 » A cueca atômica

Voltar