» Colunas » Economia

12/07/2012
Selic cai 0,5 ponto percentual, atinge 8% ao ano e continua no menor patamar da história

     As principais razões para essa queda, que segue o ciclo de redução desde agosto do ano passado, foram o ambiente de incerteza externo aliado à economia fraca e inflação menor.  É consenso entre os economistas que a taxa cairá mais uma vez em agosto.
     Contudo, de acordo com o Banco Central, o reflexo dessa medida demora pelo menos nove meses para surtir algum efeito na economia, então essa redução da taxa Selic teria reflexos apenas em 2013.
     Planejando esse patamar de taxa de juros, o governo mudou a regra de rendimento da poupança para evitar que grandes investidores saiam de fundos de investimento de renda fixa, que são compostos, em sua maioria, por Títulos Públicos Federais com rendimento atrelado à taxa de básica de juros, os quais o governo usa para financiar a dívida pública. Então a grande preocupação é que os investidores parem de comprar títulos e assim o governo teria dificuldades para se financiar.
     Assim, segundo Bianca Ribeiro (O Estado de São Paulo) na prática teríamos:  Ao considerar uma aplicação de mil reais na caderneta de poupança feita há 12 meses, com a regra antiga, o rendimento seria de R$ 75 no período e com a nova, o investidor ganharia R$ 64 após um ano (considerando uma Selic de 8,5%).
     Mesmo com a tributação alterada, a poupança continua sendo o investimento mais vantajoso do que os fundos de renda fixa que praticam taxas de administração superiores a 1%.
     Nesse novo cenário, o rendimento da poupança terá um rendimento de 5,6% ao ano, mais a Taxa Referencial que deve tender a zero.
     Para as pessoas físicas, outra opção de investimento seriam os papéis pré-fixados caso acreditem que a Selic seguirá tendência de baixa, que podem ser títulos públicos, fundos compostos por papéis préfixados e até mesmo papéis bancários.


Mariana Aleixo Boani - Economista

Leia outras matérias desta seção
 » Simples Nacional terá limite aumentado diz Deputado Bertaiolli
 » Gasolina e Diesel aumentam e sobra blá blá blá
 » Vai se aposentar? veja as novas regras
 » COP26: preço de petróleo deverá despencar nos próximos 15 anos
 » Os riscos do open banking (Banco aberto)
 » Mais imposto: IOF sobe
 » Estagflação em 2022 ?
 » Paulo Guedes, o Faria Loser
 » Atenção ladroagem nacional
 » FGTS: Lucros serão depositados veja como sacar
 » Energia elétrica sobe muito este mês e não para
 » Suspensão dos contratos de trabalho
 » Reforma tributária quando ? provavelmente nunca
 » I.Renda não caia na malha fina
 » A inflação real 2020-2021 e os preços em 1997
 » Carta dos Economistas dura e realista
 » vacina contra o covid19 x atraso tecnológico
 » Como economizar milhões com o bolso alheio
 » Como arrombar um orçamento
 » Quem prometeu cabide de emprego não vai cumprir



Voltar