» Colunas » Saúde

02/09/2008
Cientistas apontam causa do mau humor no inverno

Nos meses frios, proteína reduz no cérebro níveis de substância que regula humor.

Cientistas canadenses afirmam ter identificado mudanças no cérebro responsáveis por causar transtornos de humor durante o inverno.

No estudo, publicado na revista especializada "Archives of General Psychiatry", os especialistas afirmam que é normal que pessoas que moram em zonas temperadas se sintam mais felizes e bem dispostas durante a primavera e o verão.

Por outro lado, a baixa exposição à luz durante os dias mais curtos e escuros do inverno pode causar depressão, mau humor, falta de energia e tendência a dormir mais do que o normal.

Para entender o porquê da diferença entre os temperamentos humanos nas estações quentes e frias, os cientistas da Universidade de Toronto capturaram imagens do cérebro de 88 pessoas entre 1999 e 2003.

Os testes tinham como objetivo medir a quantidade da proteína transportadora de serotonina, uma substância química reguladora do humor. Em geral, os indivíduos deprimidos têm níveis baixos de serotonina no sistema nervoso central.

Os especialistas observaram que durante os meses do outono e inverno, a proteína transportadora da serotonina ficava mais ativa, carregando a substância para fora dos espaços que existem entre as células do cérebro.

Em contrapartida, na primavera e no verão, a concentração da proteína era menor, deixando que a serotonina preenchesse mais os espaços celulares do cérebro.

"Altos níveis da proteína no outono e no inverno podem explicar fadiga, comer em excesso e maior necessidade de dormir", dizem os autores.

Os especialistas esperam que os resultados "possam ajudar a entender melhor a vulnerabilidade aos transtornos de humor em pessoas saudáveis e a relação entre exposição à luz e variações de temperamento".
 

BBC

Leia outras matérias desta seção
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos
 » Micoses endêmicas
 » Mounjaro novo medicamento para diabetes
 » Ansiedade.... essa praga não tão moderna


Voltar