» Colunas » Saúde

16/09/2008
Falta de ferro na comida pode comprometer futuro de crianças

Até as com medidas físicas que parecem normais têm atraso mental. Em países em desenvolvimento, até 40% podem sofrer do problema

Segundo um trabalho de pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, a deficiência de ferro no organismo durante a infância põe em risco o desenvolvimento motor e intelectual até a adolescência.

Luis Fernando Correia é médico e apresentador do "Saúde em Foco", da CBN

A pesquisa foi desenvolvida na Costa Rica, onde crianças com diagnóstico de deficiência de ferro foram acompanhadas e tratadas entre o primeiro e segundo ano de vida. As crianças foram reavaliadas aos cinco, dez e novamente aos 15 anos de idade. Aquelas crianças com deficiência de ferro obtinham resultados piores em testes que avaliavam o desenvolvimento motor e mental.

Um dado que preocupou os pesquisadores foi o de que mesmo crianças com desenvolvimento físico aparentemente normal com relação ao peso e altura, porém anêmicas, mantinham seus resultados ruins ao longo das avaliações seqüenciais.

Importância

Esses resultados, segundo o responsável pelas pesquisas, mostram a importância do diagnóstico precoce da deficiência de ferro nas crianças, já que mesmo com o tratamento adequado o comprometimento do desempenho das crianças anêmicas se manteve. Estima-se que pelo menos 25% das crianças do mundo sofram da deficiência de ferro, sendo que a metade dessas sem anemia em exames.

Nos países em desenvolvimento, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que a anemia ferropriva, ou seja, por deficiência de ferro, pode atingir 39% das crianças. Uma pesquisa realizada no Brasil encontrou 24% das crianças em idade pré-escolar com deficiência de ferro.

O ferro é importante na formação e desenvolvimento dos nervos, e sua falta pode afetar o funcionamento de certas áreas do cérebro, responsáveis pela memória e outras funções.


G1

Leia outras matérias desta seção
 » Nova abordagem para metástese
 » Quais as diferenças entre as vacinas
 » Coronavírus: A variante Indiana
 » Cárie infantil RX não é indicado
 » Vacinas quando tomar a 2ª dose
 » Vacinas: quanto tempo dura a proteção?
 » CoronaVac para além dos anticorpos
 » Vacinar 15% da população é
 » Coronavírus só a idade não é fator determinante
 » Coronavírus: não existe mais grupos de risco
 » Vitaminas em excesso são prejudiciais
 » Coronavírus x Gripe espanhola a história se repete
 » Coronavírus: Aspirina pode ser benéfica
 » Coronavírus: Macrófago é um dos vilões
 » Coronavírus:Pode permanecer mais de 14 dias no organismo
 » Coronavírus:Pacientes resistentes podem ajudar
 » Leucemia linfoide aguda (LLA),
 » Coronavírus:Antiviral é aprovado
 » Coronavírus:catástrofe iminente
 » Coronavírus:vem aí o spray nasal


Voltar