» Colunas » Saúde

29/10/2008
Diabéticos devem tomar cuidado com coração

A falta de produção de insulina e os altos níveis de açúcar no sangue não são as únicas preocupações dos diabéticos. Estes pacientes devem prestar atenção especial ao coração e veias.

Esse pacientes são um dos grupos que mais deve tomar cuidado com doenças cardíacas, pois a diabetes pode causar um sério problema de circulação, obstruir vasos sanguíneos e até causar infarto do miocárdio.

Existem dois tipos dessa doença, a diabetes tipo 1 e a diabetes tipo 2. O primeiro tipo ocorre normalmente em jovens e crianças, e está relacionada à falta de produção de insulina suficiente pelo pâncreas.

Já a diabetes tipo 2 é mais comum em adultos, principalmente em obesos, e está relacionado a uma resistência de organismo à insulina produzida pelo pâncreas, fazendo com que não haja controle das taxas de açúcar no sangue adequadamente.

Normalmente, a obesidade é a principal influente para o surgimento da diabetes, pois normalmente as pessoas que estão acima do peso tentem a consumir alimentos doces e carboidratos refinados (que no sangue são transformados em açúcar) em excesso.

O conjunto de tudo isso acaba ocasionando problemas de circulação e, conseqüentemente, aumentam o risco de problemas cardiovasculares.


Alimentação


Segundo o nutrólogo Máximo Asinelli, autor do livro "O mundo mudou, a comida também", a alimentação hoje em dia, independente do tipo de comida consumida, acaba não tendo o valor nutricional suficiente que nosso corpo precisa.

Asinelli afirma que o mau cultivo das lavouras com o uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos prejudicaram, e muito, na qualidade dos alimentos.

O especialista reafirma a importância de se alimentar corretamente. "As pessoas devem entender que comer bem não é sinônimo de nutrir-se bem. Uma má alimentação pode ocasionar sérias doenças".

DiabeteNet.com.br

Leia outras matérias desta seção
 » Leishmaniose tem mecanismo desvendado
 » Nova abordagem para metástese
 » Quais as diferenças entre as vacinas
 » Coronavírus: A variante Indiana
 » Cárie infantil RX não é indicado
 » Vacinas quando tomar a 2ª dose
 » Vacinas: quanto tempo dura a proteção?
 » CoronaVac para além dos anticorpos
 » Vacinar 15% da população é
 » Coronavírus só a idade não é fator determinante
 » Coronavírus: não existe mais grupos de risco
 » Vitaminas em excesso são prejudiciais
 » Coronavírus x Gripe espanhola a história se repete
 » Coronavírus: Aspirina pode ser benéfica
 » Coronavírus: Macrófago é um dos vilões
 » Coronavírus:Pode permanecer mais de 14 dias no organismo
 » Coronavírus:Pacientes resistentes podem ajudar
 » Leucemia linfoide aguda (LLA),
 » Coronavírus:Antiviral é aprovado
 » Coronavírus:catástrofe iminente


Voltar