» Colunas » Saúde

29/10/2008
Diabéticos devem tomar cuidado com coração

A falta de produção de insulina e os altos níveis de açúcar no sangue não são as únicas preocupações dos diabéticos. Estes pacientes devem prestar atenção especial ao coração e veias.

Esse pacientes são um dos grupos que mais deve tomar cuidado com doenças cardíacas, pois a diabetes pode causar um sério problema de circulação, obstruir vasos sanguíneos e até causar infarto do miocárdio.

Existem dois tipos dessa doença, a diabetes tipo 1 e a diabetes tipo 2. O primeiro tipo ocorre normalmente em jovens e crianças, e está relacionada à falta de produção de insulina suficiente pelo pâncreas.

Já a diabetes tipo 2 é mais comum em adultos, principalmente em obesos, e está relacionado a uma resistência de organismo à insulina produzida pelo pâncreas, fazendo com que não haja controle das taxas de açúcar no sangue adequadamente.

Normalmente, a obesidade é a principal influente para o surgimento da diabetes, pois normalmente as pessoas que estão acima do peso tentem a consumir alimentos doces e carboidratos refinados (que no sangue são transformados em açúcar) em excesso.

O conjunto de tudo isso acaba ocasionando problemas de circulação e, conseqüentemente, aumentam o risco de problemas cardiovasculares.


Alimentação


Segundo o nutrólogo Máximo Asinelli, autor do livro "O mundo mudou, a comida também", a alimentação hoje em dia, independente do tipo de comida consumida, acaba não tendo o valor nutricional suficiente que nosso corpo precisa.

Asinelli afirma que o mau cultivo das lavouras com o uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos prejudicaram, e muito, na qualidade dos alimentos.

O especialista reafirma a importância de se alimentar corretamente. "As pessoas devem entender que comer bem não é sinônimo de nutrir-se bem. Uma má alimentação pode ocasionar sérias doenças".

DiabeteNet.com.br

Leia outras matérias desta seção
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos
 » Micoses endêmicas
 » Mounjaro novo medicamento para diabetes
 » Ansiedade.... essa praga não tão moderna


Voltar