» Colunas » Saúde

10/11/2008
Diabetes e hipertensão "aceleram" mortalidade em pacientes com Alzheimer.

Cientistas sugerem que os pacientes com Alzheimer que sofrem de diabetes ou hipertensão podem morrer mais cedo devido a essas condições. Segundo um estudo publicado, a probabilidade destes pacientes morrerem mais cedo é duas vezes superior comparativamente aqueles com demência mas sem diabetes.

Relativamente aos que sofrem de Alzheimer e hipertensão tinham essa mesma probabilidade duas vezes e meia superior em relação aos que tinham uma pressão sanguínea normal.

"Estudos já haviam demonstrado que a esperança média de vida em pacientes diagnosticados com a doença de Alzheimer variava entre três e nove anos. Temos aqui dois fatores controláveis que podem afetar de forma drástica o tempo de sobrevivência de uma pessoa", afirmou Yaakov Stern, autor do estudo.

O estudo, que envolveu mais de 300 pessoas, revelou também que as pessoas de origem hispânica viviam mais tempo desde que foram diagnosticadas com a doença de Alzheimer comparativamente a pessoas de origem africana ou caucasianos.

No entanto, após um reajuste no que concerne ao gênero bem como outros fatores, estes resultados deixaram de ser significantes.

"Mesmo que estas descobertas não sejam muito significativas, não deixam de ser intrigantes, sendo necessário mais informações para averiguar o impacto destes fatores no tempo de sobrevivência de pacientes com Alzheimer", concluiu Yaakov Stern.


PortalDiabetes.com.br

Leia outras matérias desta seção
 » Micro- Ondas é seguro?
 » A cor da urina pode revelar doenças
 » Coletor menstrual - vantagens
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos


Voltar