» Colunas » Saúde

08/12/2008
Vitamina D ajuda a emagrecer além de fortalecer os ossos

Pesquisa americana

Além de ser muito útil para os ossos e ajudar a evitar a osteoporose, uma pesquisa americana mostrou que a vitamina D também ajuda a emagrecer. Segundo o estudo, de cada dez obesos, oito têm deficiência dessa substância, informa a ANA MARIA.

Isso ocorre porque o organismo guarda vitamina D no tecido adiposo (gordura). Como as pessoas com problemas de peso queimam pouca gordura, liberam pouco dessa vitamina para o resto do organismo. A falta de vitamina D provoca dores no corpo e cansaço. Sem ela, o pâncreas joga muita insulina no sangue, e esse hormônio aumenta os estoques de gordura.

Para mudar este quadro, exponha o corpo ao sol, todos os dias, por 15 minutos, sem protetor, antes das 10h ou após as 16h. Atenção: é preciso ser neste horário para minimizar os efeitos nocivos dos raios UVA e UVB, que podem causar câncer de pele. O sol ajuda as células da pele a produzir a vitamina. E mais: coma alimentos que são fontes da substância e pratique uma atividade física, nem que seja uma simples caminhada.

Alimentos valiosos para obter vitamina D
A vitamina D é encontrada em alguns alimentos de origem animal e em produtos industrializados que são enriquecidos com a substância, como leite e derivados, cereais e biscoitos. Conheça abaixo as principais fontes de vitamina D e inclua esses itens na sua alimentação.

Peixes gordos
Anchova, arenque, atum, cavala, cherne, enguia, espadarte, lampreia, moréia, salmão, sarda e sardinha.

Gema de ovo
Valem os ovos de galinha, codorna, pata etc.

Fígado
É uma importante fonte de vitamina D. Mas não é aconselhável comê-lo sempre, porque o fígado, no corpo do animal, é o órgão que metaboliza toxinas, medicamentos e hormônios.

Óleo de fígado de bacalhau
Pode ser encontrado à venda na forma de cápsulas. Mas é importante verificar a qualidade do produto antes de tomar.
 


PortalDiabetes.com.br

Leia outras matérias desta seção
 » MELASMA OU MANCHAS NO ROSTO
 » COVID 19 X ESQUIZOFRENIA
 » Esquizofrenia Unicamp descobre proteína
 » LIPODISTROFIA
 » BEBER XIXI NÃO É ACONSELHÁVEL
 » Você está envelhecendo bem ?
 » Queima de gordura
 » ASPIRINA
 » SORO CASEIRO SALVA VIDAS
 » Vitamina D x esclerose múltipla precoce
 » Galleri novo teste para detectar câncer
 » Gordura no fígado e pâncreas
 » Homem-Mulher biônicos deixa de ser ficção
 » Como um remédio me fez ficar viciada em sexo
 » Cocô e sua importância
 » CANNABIS MEDICINAL
 » Insulina semanal foi aprovada
 » Casamento entre primos
 » VELOCIDADE DO INTESTINO E SUA SAÚDE
 » O MAR NOS FAZ SENTIR BEM


Voltar