» Colunas » Saúde

29/05/2009
Triglicérides e neuropatia

Noticias

Estudo
22/5/2009 - Portal Diabetes

Pesquisadores norte americanos demonstraram que a medida do nível de triglicérides, numa simples análise de sangue, pode detectar o risco dos pacientes com diabetes desenvolverem uma neuropatia, uma doença da qual mais de metade destes pacientes padece.

Neste estudo, publicado na revista científica Diabetes foram analisados 427 pacientes, tendo-se observado que aqueles que apresentavam os níveis de triglicérides mais elevados tinham mais probabilidade de perder fibra nervosa e sofrer uma neuropatia, que é caracterizada por uma falha nervosa que provoca a perda de sensibilidade, queimaduras ou dores nas extremidades, ou de piorar a doença, no caso de já sofrerem dela.

A investigadora principal, a Dra. Eva L. Feldman, professora de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Michigan, referiu que estes resultados deixam preparado o caminho para que os médicos possam estar tão atentos à diminuição dos níveis dos lipídios, nos pacientes com neuropatia, como estão ao controle da glicose.

Igualmente, o tratamento agressivo pode ser muito benéfico para os pacientes, no que se refere à neuropatia, uma vez que estes podem reduzir os níveis de triglicérides com as mesmas medidas que utilizam para baixar o nível de colesterol, evitando assim as gorduras prejudiciais através da dieta alimentar e do exercício regular.

Fonte: EcoDiario

Portal diabetes

Leia outras matérias desta seção
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos
 » Micoses endêmicas
 » Mounjaro novo medicamento para diabetes
 » Ansiedade.... essa praga não tão moderna


Voltar