» Colunas » Saúde

02/06/2009
Alimentos e a ansiedade

Saiba quais alimentos podem ajudar a controlar a ansiedade

A ansiedade, quando não exagerada, é normal. Mas, infelizmente, com a correria dos dias de hoje, a grande maioria da população acaba sofrendo desse mal.

Algumas terapias complementares têm tentado auxiliar no controle dessa sensação, que quando em excesso, provoca estresse profundo, o que faz muito mal ao organismo.

Uma delas, que trabalha com o reequilíbrio bioenergético, aliado a uma reorientação alimentar, melhora a qualidade de vida e ajuda muito no controle da ansiedade, a Bioenergopatia.

Os vilões da ansiedade, que devem ser evitados a todo custo, são os preferidos dos ansiosos: chocolate, café e açúcar. Muitas pessoas acreditam que o chocolate traz a sensação de bem-estar, mas, na verdade, o chocolate alivia momentaneamente a sensação de nervosismo.

O efeito é comprável a uma droga, depois que passa a sensação de "relaxamento" a ansiedade volta e com mais intensidade.

Segundo Geraldo Medeiros Jr, biólogo e terapeuta bioenergopata, alguns alimentos têm substâncias com o poder de ajudar no controle dessa sensação ruim que é a ansiedade.

“Uma dica é preferir alimentos ricos em triptofano, substância responsável pela promoção da sensação de bem-estar, principalmente no café da manhã”, afirma.

São eles: leite e iogurte desnatado, queijo branco, nozes, banana, arroz, batata, feijão, lentilha, castanhas, abacate, soja e derivados. Alguns carboidratos como pães e cereais integrais, biscoitos integrais, massas integrais, arroz integral e selvagem, legumes, frutas e mel, também são boas pedidas.

“A partir do momento que a ansiedade não consegue mais ser mantida em níveis normais, notamos sua interferência direta na saúde e na capacidade de realização, podendo afetar também a respiração, e até a vitalidade do indivíduo”, explica Geraldo Medeiros Jr.

Outras dicas podem ser seguidas por quem quer se livrar da ansiedade:

. Procure facilitar todas as condições para ter uma excelente noite de sono;

. Alimente-se corretamente no café da manhã com fontes de triptofano, substância responsável pela promoção da sensação de bem-estar;

. Faça um alongamento durante o banho matinal, para facilitar a entrada do ar nos pulmões e, conseqüente, a oxigenação do sangue;

. Durante o trabalho tire alguns períodos para pequenos alongamentos e pausas para relaxar;

. Não sofra por antecipação. Os acontecimentos são frutos de sua postura mental. Se não puder controlá-los, controle a sua reação perante os fatos.

Lembre-se: mantenha a mente calma e poderá encontrar muitas possibilidades para resolver suas questões.

Fonte: www.institutomedeiros.com.br



www.sitemedico.com.br

Leia outras matérias desta seção
 » Cardíacos e Idosos muita cautela em tomar Aspirina
 » Doenças transmitidas por animais
 » Canabidiol (maconha) ajuda na dor crônica
 » Idosos alguns cuidados para se manter vivo
 » Alisar cabelo - os perigos
 » O idoso e a demência
 » Coronavac 3ª dose porque tomar
 » Covid19 - Atualização
 » Coronavac x doenças autoimunes
 » Imunização contra covid está comprometida
 » O vírus de Marburg - mais um perigoso
 » Leishmaniose tem mecanismo desvendado
 » Nova abordagem para metástese
 » Quais as diferenças entre as vacinas
 » Coronavírus: A variante Indiana
 » Cárie infantil RX não é indicado
 » Vacinas quando tomar a 2ª dose
 » Vacinas: quanto tempo dura a proteção?
 » CoronaVac para além dos anticorpos
 » Vacinar 15% da população é


Voltar