» Colunas » Saúde

14/07/2009
Colesterol alto e a disfunção erétil


Geral
7/7/2009 - UOL

A obesidade e a dislipidemia - popularmente conhecida como "colesterol alto" - são os principais fatores associados à disfunção erétil (DE), seguidas por diabetes, hipertensão e tabagismo. "Isso acontece porque a dislipidemia pode levar à aterosclerose (obstrução arterial causada pelo colesterol ruim, o LDL), com conseqüente dificuldade de irrigação sangüínea na região peniana", explica o urologista Helder Machado, chefe do Serviço de Urologia do Hospital Orêncio de Freitas, em Niterói (RJ). "Mas, antes da aterosclerose se instalar, acontece a piora da função endotelial, um quadro que leva à disfunção erétil", completa o médico.

No entanto, existe solução para a DE nesses casos. Um estudo recente denominado Dyslipidemia contou com 395 pacientes, todos com níveis alterados de gordura no sangue. Eles foram divididos em dois grupos: um recebeu doses de vardenafila, princípio ativo produzido pela Bayer Schering Pharma, e outro tomou placebo, ambos por 12 semanas. Os homens que tomaram o princípio ativo apontaram tempo de ereção médio de 10 minutos contra cerca de 3 minutos dos pacientes que receberam placebo.

Estilo de vida e alimentação no combate ao coleterol alto - Todos sabem que colesterol alto traz riscos à saúde. E, para o homem, essas complicações também aumentam as chances de desenvolver disfunção erétil. Especialistas lembram que uma alimentação saudável associada a exercícios físicos regulares é a melhor forma para equilibrar as taxas de gordura no sangue, diminuindo o "colesterol ruim" (LDL) e aumentando os níveis do "colesterol bom" (HDL). Evitar o consumo de embutidos, carnes gordas e alimentos que contenham gordura trans e saturadas (bolachas, salgadinhos, manteiga, toucinho etc.) é imprescindível para o controle do colesterol. Incorporar aliados da boa dieta como peixe, azeite, frutas, linhaça e aveia no dia-a-dia conta pontos positivos para quem quer garantir uma vida mais saudável.

Portal diabetes

Leia outras matérias desta seção
 » Doenças transmitidas por animais
 » Canabidiol (maconha) ajuda na dor crônica
 » Idosos alguns cuidados para se manter vivo
 » Alisar cabelo - os perigos
 » O idoso e a demência
 » Coronavac 3ª dose porque tomar
 » Covid19 - Atualização
 » Coronavac x doenças autoimunes
 » Imunização contra covid está comprometida
 » O vírus de Marburg - mais um perigoso
 » Leishmaniose tem mecanismo desvendado
 » Nova abordagem para metástese
 » Quais as diferenças entre as vacinas
 » Coronavírus: A variante Indiana
 » Cárie infantil RX não é indicado
 » Vacinas quando tomar a 2ª dose
 » Vacinas: quanto tempo dura a proteção?
 » CoronaVac para além dos anticorpos
 » Vacinar 15% da população é
 » Coronavírus só a idade não é fator determinante


Voltar