» Colunas » Saúde

20/07/2009
Retinopatia: novo composto é descoberto

Noticias
Complicações do Diabetes
14/7/2009 - UOL
Pesquisadores da University of Oklahoma Health Sciences Center descobriram uma maneira de usar um composto natural para interromper uma das principais causas de cegueira nos EUA.
A descoberta da função do composto na inflamação e na formação de vasos sanguíneos nos olhos significa que os cientistas podem agora desenvolver novos tratamentos -incluindo colírios - para parar a retinopatia diabética, uma doença que afeta cerca de cinco milhões de americanos com diabetes do tipo 1 e 2.
Não existe um tratamento considerado bom para a retinopatia, razão pela qual estamos eufóricos com o trabalho. Ele abre uma área totalmente nova para que companhias farmacêuticas explorem, disse Jay Ma, pesquisador principal do projeto.
A retinopatia diabética é a complicação mais comum nos olhos do paciente diabético e a principal causa de cegueira nos americanos adultos. Ela é causada por mudanças nos vasos sanguíneos da retina, o tecido sensível à luz e que fica na parte de trás dos olhos. Em pessoas com retinopatia diabética, os vasos sanguíneos podem dilatar- se e deixar vazar fluido. Em outras pessoas, pode ocorrer o surgimentos de novos vasos sanguíneos na retina. Com o tempo, a retinopatia diabética pode piorar e causar uma perda parcial de visão ou cegueira.
Os pesquisadores descobriram que essa inflamação e vazamento é causado por um desequilíbrio de dois sistemas no olho. Para restaurar este equilíbrio, eles injetaram um novo composto nas células usando a tecnologia de nanopartículas. O tratamento em modelos de pesquisa interrompeu o vazamento, bloqueou a inflamação e impediu que novos vasos se formassem. Os pesquisadores estão agora testando o uso do composto no câncer e degeneração macular associada à idade

portaldiabetes

Leia outras matérias desta seção
 » Micro- Ondas é seguro?
 » A cor da urina pode revelar doenças
 » Coletor menstrual - vantagens
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos


Voltar