» Colunas » Saúde

25/11/2009
Bolhas nos diabéticos

Noticias

Entrevista com a endocrinologista Hermelinda Cordeiro Pedrosa, de BSB
25/11/2009 - Diabetes

Alguns diabéticos sofrem com a presença de bolhas nos pés, pernas e mãos. Suas causas e como lidar com o problema são o tema desta entrevista com a endocrinologista Hermelinda Cordeiro Pedrosa, coordenadora do Projeto Salvando o Pé Diabético, de Brasília.

Hermelinda Cordeiro Pedrosa - "As bolhas podem surgir principalmente em conseqüência da insensibilidade provocada pela neuropatia diabética. É comum que ocorra quando se tem o hábito de fazer escalda-pés, que é a imersão dos pés em uma bacia com água muito quente, quando a pessoa costuma andar descalça ou por traumas provocados por calçados inadequados.

Outro problema comum é a bolha diabética, que tem o nome científico de bullosis diabeticorum. Essas bolhas são menos freqüentes, têm um fundo inflamatório e afetam mais os homens do que as mulheres. Seu diagnóstico tem de ser feito cuidadosamente, para eliminar causas provenientes de outras doenças imunológicas.

Tanto as bolhas causadas por trauma como no caso da bolha diabética, sua ocorrência está relacionada ao mau controle do diabetes. O recomendável é fazer uma consulta médica para determinar qual é o tipo de lesão, uma vez que há uma diversidade muito grande de lesões cutâneas, inclusive algumas relacionadas a processos alérgicos.

Outra recomendação é que o paciente não tente estourar a bolha, para não haver risco de infecção. Em geral, após alguns dias, essas bolhas tendem a estourar naturalmente, sem deixar cicatrizes."

Fonte " Diabetes Nós Cuidamos "

portaldiabetes

Leia outras matérias desta seção
 » Aterosclerose e seus fatores de risco
 » Vacina em crianças
 » Câncer de tireoide em mulheres, superdiagnosticadas?
 » Leuclopasia oral
 » Melatonina
 » Covid19 - O pesadelo vai continuar em 2022 ?
 » Vacina: A importância da 3ª dose
 » USP isola variante do ômicron
 » Alzheimer x Viagra (sildenafil)
 » Um copo de água a cada refeição?
 » Ômicron o novo pesadelo
 » Semaglutida para emagrecer compensa ?
 » Inflamação sistêmica
 » Corticoide x escorpião amarelo
 » Antibióticos x bactérias resistentes
 » Aditivos químicos nos alimentos
 » Dedos de covid
 » Carambola uma fruta neurotóxica
 » Cardíacos e Idosos muita cautela em tomar Aspirina
 » Doenças transmitidas por animais


Voltar