» Colunas » Saúde

25/11/2009
Bolhas nos diabéticos

Noticias

Entrevista com a endocrinologista Hermelinda Cordeiro Pedrosa, de BSB
25/11/2009 - Diabetes

Alguns diabéticos sofrem com a presença de bolhas nos pés, pernas e mãos. Suas causas e como lidar com o problema são o tema desta entrevista com a endocrinologista Hermelinda Cordeiro Pedrosa, coordenadora do Projeto Salvando o Pé Diabético, de Brasília.

Hermelinda Cordeiro Pedrosa - "As bolhas podem surgir principalmente em conseqüência da insensibilidade provocada pela neuropatia diabética. É comum que ocorra quando se tem o hábito de fazer escalda-pés, que é a imersão dos pés em uma bacia com água muito quente, quando a pessoa costuma andar descalça ou por traumas provocados por calçados inadequados.

Outro problema comum é a bolha diabética, que tem o nome científico de bullosis diabeticorum. Essas bolhas são menos freqüentes, têm um fundo inflamatório e afetam mais os homens do que as mulheres. Seu diagnóstico tem de ser feito cuidadosamente, para eliminar causas provenientes de outras doenças imunológicas.

Tanto as bolhas causadas por trauma como no caso da bolha diabética, sua ocorrência está relacionada ao mau controle do diabetes. O recomendável é fazer uma consulta médica para determinar qual é o tipo de lesão, uma vez que há uma diversidade muito grande de lesões cutâneas, inclusive algumas relacionadas a processos alérgicos.

Outra recomendação é que o paciente não tente estourar a bolha, para não haver risco de infecção. Em geral, após alguns dias, essas bolhas tendem a estourar naturalmente, sem deixar cicatrizes."

Fonte " Diabetes Nós Cuidamos "

portaldiabetes

Leia outras matérias desta seção
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos
 » Micoses endêmicas
 » Mounjaro novo medicamento para diabetes
 » Ansiedade.... essa praga não tão moderna


Voltar