» Colunas » Saúde

07/05/2010
Mulheres diabéticas e o cancer

Noticias

Previna-se
4/5/2010 - Terra

Mulheres com diabetes tipo 2 apresentam até 25% mais risco de desenvolver câncer em comparação com as não-portadoras, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Tel Aviv, de Israel. No entanto, homens nas mesmas condições parecem não ter chance maior.

Como informou o jornal Daily Mail, a equipe de cientistas acompanhou 17 mil diabéticos. Constatou que as pacientes do sexo feminino tinham probabilidade elevada de desenvolver câncer de cólon e de órgãos genitais.

Enquanto isso, os participantes do sexo masculino se mostraram muito menos prováveis de sofrer de câncer de próstata do que pessoas saudáveis, o que significa que não há nenhum aumento no risco da patologia de maneira geral. A ligação entre diabetes e câncer não foi explicada, nem o motivo da prevalência em mulheres.

Diabetes tipo 2
Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), a incidência de diabetes tipo 2 é maior após os 40 anos. A doença possui um fator hereditário mais elevado do que no tipo 1. Além disso, há uma grande relação com a obesidade e o sedentarismo. Estima-se que 60% a 90% dos portadores sejam obesos.

É cerca de oito a dez vezes mais comum que o tipo 1 e pode responder a tratamento baseado em dieta e atividade física. Em alguns casos, pede medicamentos orais e, por fim, a combinação deles com a insulina.

A SBD aponta que os principais sintomas são infecções frequentes, alteração visual (visão embaçada), dificuldade na cicatrização de feridas, formigamento nos pés e furunculose (aparecimento recorrente de furúnculos).
 


Leia outras matérias desta seção
 » Micro- Ondas é seguro?
 » A cor da urina pode revelar doenças
 » Coletor menstrual - vantagens
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos


Voltar