» Colunas » Saúde

14/07/2010
Agulha de insulina 4mm


Noticias

Novidades no Tratamento
9/7/2010 - Walter Minicucci

Lançado recentemente nos USA, com o nome de BD ultra-fine Nano no congresso Americano de Diabetes no final de junho deste ano, por um dos lideres mundiais de seringas e agulhas, a Becton & Dickinson (BD), a agulha de 4 mm para canetas de insulina veio para mudar um paradigma, de que para diferentes tamanhos de pacientes deveriamos usar agulhas de diferente comprimento.

Ate poucos dias atrás o que recomendávamos, para aplicar insulina, era usar agulhas de insulina de tamanhos diferentes para pessoas de peso diferentes; menores para crianças pequenas ou com pouco tecido celular subcutâneo- de 5 mm de comprimento(a menor existente até então) enquanto que uma pessoa muito obesa deveria usar no mínimo agulhas de 10 mm eventualmente mais longas. O que, pensando bem, parecia estranho, jå que a pele não varia de espessura com o aumento de peso.

A justificativa para esta mudança é que a pele tem no Máximo 3,2 mm de espessura, então podemos usar para TODOS - gordos ou magros, a agulha de 4 mm de comprimento.

Foi provado que em pessoas usando ate 40 unidades de insulina por aplicação não existe nenhum diferença de efeito da insulina se estivermos usando agulhas de 4 ou 12,7 mm.

Mesmo para aqueles que usam seringas de insulina, apos estes novos dados, é possível diminuir o tamanho das agulhas em uso e aplicar sem fazer prega de pele.

Menos dor e maior facilidade para o uso. Embora a agulha ainda não esteja disponível no Brasil, já podemos fazer algumas coisas com as agulhas de 5 mm, por exemplo aplicar sem prega de pele no deltóide e nas nadegas embora em crianças menores ainda devamos esperar pelas agulhas de 4 mm ou fazer uma prega de pele.

Por Dr Walter Minicucci - endocrinologista - www.walterminicucci.com.br


Leia outras matérias desta seção
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos
 » Micoses endêmicas
 » Mounjaro novo medicamento para diabetes
 » Ansiedade.... essa praga não tão moderna


Voltar