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25/08/2010
Açucar envelhece mais rápido

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23/8/2010 - Clirbs

O excesso de açúcar ou a ingestão de alimentos com alto índice glicêmico, desequilibram a fabricação de insulina, o que leva a um acúmulo de glicose no sangue, tornando as células mais resistentes à insulina.

Um dos dermatologistas mais famosos dos EUA, Nicholas Perricone, fala sobre a teoria de que o envelhecimento se deve a inflamações causadas por substâncias tóxicas, e coloca o açúcar como um dos maiores vilões nesse processo. Ele enfatiza que pessoas com diabetes - que sofrem de excesso de açúcar no sangue - envelhecem em uma velocidade um terço maior do que as não diabéticas.

A nutricionista Michelle Ferreira De Simone explica que o Índice Glicêmico (IG) é um parâmetro que está relacionado com a velocidade de absorção do açúcar pelo organismo. Cada alimento que ingerimos, segundo ela, possui uma capacidade específica de aumentar os níveis de açúcar no sangue. Quanto maior for o índice glicêmico de um alimento, mais rápido subirá o nível de açúcar no sangue. Quanto mais baixo é o índice glicêmico, mais lenta é a sua absorção pelo organismo.

Quando ocorre essa resistência, a glicose não consegue entrar na célula, e permanece "solta" na corrente sanguínea. A glicose então se liga às proteínas (colágeno, elastina) que encontra pela frente, o que gera um mecanismo chamado de glicação. O problema está instalado, e dá origem aos AGEs (Advanced Glycosylation End Products), um complexo rígido, que se adere à superfície das células, deixando-as "caramelizadas".

— Isso altera a estrutura das fibras de colágeno da pele, que ficam endurecidas e deixam de desempenhar seus papéis mais importantes, como a divisão celular e renovação dos tecidos, facilitando assim, o aparecimento das rugas e flacidez — explica Michelle.

A especialista ressalta que os AGEs são verdadeiras fábricas de radicais livres, que com o tempo se acumulam no organismo, deixando a pele com um aspecto opaco e envelhecido.

— Todo esse processo é considerado uma inflamação, e não é só a pele que sofre os danos. Outros problemas mais sérios como problemas na circulação do sangue, inflamações em articulações e cartilagens (artrite), problemas de visão (catarata) e problemas renais, também podem acontecer — alerta a nutricionista.

Michelle ressalta, no entanto, que para prevenir todo o "estrago" que o açúcar causa no nosso organismo, não é preciso abolir de vez do cardápio, doces e massas.

— É preciso que ocorra um equilíbrio na ingestão desses alimentos, evitar excessos e saber quando comê-los. Ter uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes que fornecem boas doses de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, também é importante para ajudar a combater os danos que o açúcar causa em nosso organismo — aconselha.

Para a especialista, uma maneira de evitar o problema é prestar atenção ao IG. Fatores como fibras, proteína e gordura saudável, ajudam a diminuir o impacto do açúcar no nosso organismo.

Dica:

Organize sua alimentação. Caso você sempre coma um doce rico em açúcar (alto IG) no meio da tarde, ele terá um impacto negativo no seu organismo, pois irá aumentar muito o açúcar no sangue. Mas, se optar por consumir este doce na sobremesa do almoço, e se esse almoço for um peixe grelhado acompanhado de arroz integral, legumes e salada, o impacto do açúcar no sangue será bem menor. Porém, se a refeição for um prato de massa e ainda tiver o doce de sobremesa, o impacto do açúcar no sangue será bem maior.

Por isso, é importante aderir a um estilo de alimentação mais saudável, controlado em açúcar, não só para garantir um peso saudável, mas também prevenir de doenças, e manter a saúde e a jovialidade da pele


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