» Colunas » Saúde

12/01/2011
Infecções por fungos nos diabéticos

Noticias

Diabetes e infecções por fungos
7/1/2011 - Diabetes

Entre as doenças infecciosas que se favorecem pelo diabetes mal controlado, a candidíase pode afetar com facilidade mulheres com taxas de açúcar no sangue fora dos níveis recomendados. Infecção causada por fungos, geralmente o Candida Albicans, a doença é responsável por grande mal-estar por conta de coceiras muito intensas que provoca na região genital, explica a ginecologista Inês Pereira Soares, da Associação Regional de Assistência aos Diabéticos de Osasco (Arado).

O diagnóstico da candidíase é bastante simples e depende apenas de um exame clínico. Além da coceira forte, que se intensifica ainda mais quando o período menstrual se aproxima, outros sintomas são vermelhidão na região genital e um corrimento branco e espesso, que forma placas semelhantes a leite talhado que ficam impregnadas no tecido genital, orienta Inês.

É comum mulheres diabéticas terem candidíase provocada por um fungo ainda mais resistente, o Candida não albicans, que é de mais difícil tratamento. Normalmente, o problema é resolvido com uma pomada de aplicação vaginal e medicamento oral. Quando há resistência ou quando o problema volta a aparecer, é sinal de que o fungo é o não albicans e, nesse caso, são necessários medicamentos mais fortes e a manutenção do tratamento por seis meses, informa a ginecologista.

Mulheres diabéticas costumam apresentar candidíase associada a Tinha cruris, que nada mais é do que o popular cobreiro, uma micose que aparece na região da virilha, principalmente em mulheres que estão acima do peso. Para tratar dos dois incômodos – que aparecem também em função de umidade no local - Inês recomenda alguns cuidados, como utilizar roupas íntimas de cor branca ou bege, evitar roupas muito apertadas, que dificultam a respiração local, preferir calcinhas de algodão e não usar absorventes internos ou com perfume.

Fonte : Diabetes Nós Cuidamos





Leia outras matérias desta seção
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos
 » Micoses endêmicas
 » Mounjaro novo medicamento para diabetes
 » Ansiedade.... essa praga não tão moderna


Voltar