» Colunas » Saúde

04/02/2011
Pata de vaca

Noticias

Pesquisadores verificam o efeito da folha misturada ao medicamento que combate a doença
1/2/2011 - Jornal de Santa Catarina

Pesquisadores da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) comprovaram o efeito da planta Bauhinia forficata, popularmente conhecida como "pata de vaca", na diminuição do diabetes. Eles descobriram que o chá produzido a partir das folhas desta espécie contribui para a atividade antidiabética.

Os estudos foram feitos com animais de laboratório, induzidos ao diabetes e tratados com o extrato bruto obtido das folhas de Bauhinia forficata. Os pesquisadores analisaram as substâncias isoladamente e identificaram entre elas a presença do flavonóide kaempferitrina, responsável pela ação hipoglicemiante, capaz de influenciar no tratamento reduzindo o nível anormal de glicose no sangue.

Associação com medicamento

Uma nova pesquisa vai analisar o uso da Bauhinia forficata associado ao medicamento glibenclamida, largamente utilizado por pacientes portadores do diabetes mellitus, tipo 2. O estudo será conduzido pela Univali em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Segundo a farmacêutica e professora da universidade, Chistiane Bittencourt, essa nova pesquisa vai mostrar se a associação da Bauhinia forficata ao medicamento convencional pode contribuir ou prejudicar o efeito da glibenclamida.

A pesquisadora explica que a ação antidiabética é praticamente exclusiva da espécie Bauhinia forficata. De acordo com ela, a "pata de vaca" mais conhecida no Brasil é a espécie Bauhinia Variegata, espécie ornamental que não apresenta o marcador químico kaempferitrina, relevante para tratamento do diabetes.

DIÁRIO CATARINENSE



Envie para um amigo


Leia outras matérias desta seção
 » Micro- Ondas é seguro?
 » A cor da urina pode revelar doenças
 » Coletor menstrual - vantagens
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos


Voltar