» Colunas » Saúde

04/02/2011
Pata de vaca

Noticias

Pesquisadores verificam o efeito da folha misturada ao medicamento que combate a doença
1/2/2011 - Jornal de Santa Catarina

Pesquisadores da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) comprovaram o efeito da planta Bauhinia forficata, popularmente conhecida como "pata de vaca", na diminuição do diabetes. Eles descobriram que o chá produzido a partir das folhas desta espécie contribui para a atividade antidiabética.

Os estudos foram feitos com animais de laboratório, induzidos ao diabetes e tratados com o extrato bruto obtido das folhas de Bauhinia forficata. Os pesquisadores analisaram as substâncias isoladamente e identificaram entre elas a presença do flavonóide kaempferitrina, responsável pela ação hipoglicemiante, capaz de influenciar no tratamento reduzindo o nível anormal de glicose no sangue.

Associação com medicamento

Uma nova pesquisa vai analisar o uso da Bauhinia forficata associado ao medicamento glibenclamida, largamente utilizado por pacientes portadores do diabetes mellitus, tipo 2. O estudo será conduzido pela Univali em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Segundo a farmacêutica e professora da universidade, Chistiane Bittencourt, essa nova pesquisa vai mostrar se a associação da Bauhinia forficata ao medicamento convencional pode contribuir ou prejudicar o efeito da glibenclamida.

A pesquisadora explica que a ação antidiabética é praticamente exclusiva da espécie Bauhinia forficata. De acordo com ela, a "pata de vaca" mais conhecida no Brasil é a espécie Bauhinia Variegata, espécie ornamental que não apresenta o marcador químico kaempferitrina, relevante para tratamento do diabetes.

DIÁRIO CATARINENSE



Envie para um amigo


Leia outras matérias desta seção
 » Imunoterapia contra o câncer
 » Restrição de proteínas ajuda a controlar diabete e reduzir obesidade,
 » Leishmaniose pode ser fatal
 » Câncer de sangue - nova terapia
 » Câncer retal curado
 » Sequelas de quem teve Covid-19
 » Zeaxantina protege os olhos
 » Emagrecedores proibidos pela Anvisa
 » Doença Falciforme a cura
 » Losartana:remédios são recolhidos
 » AVC ou derrame o que é ?
 » Câncer no testículo
 » Fungos podem transmitir doenças graves
 » Covid19 vírus desafia nossa imunidade
 » Covid19 e o Dímero-D
 » Assombroso não é ter câncer, mas sim não ter
 » Os chás que são venenos ou não ?
 » Vacinas com vírus desativados protegem mais
 » Aterosclerose e seus fatores de risco
 » Vacina em crianças


Voltar