» Colunas » Saúde

14/02/2011
Diabetes e manicure

Noticias

Cuidados
13/2/2011 - Carla Portiguar

Alguma manicure já perguntou se você é diabética antes de cutilar suas unhas? Se não perguntou, deveria.

Os cuidados com o pé do diabético são sempre bastante lembrados, mas muitas mulheres com diabetes não sabem que precisam tomar bastante cuidado tambémcom as suas mãos.

Ainda que a dosagem de glicose no sangue esteja normal, é importante que as cutículas não sejam retiradas. Na doença a circulação é afetada e existe uma resistência menor às infecções. Fissuras nesta área podem ser uma porta de entrada tanto para bactérias quanto para fungos.

Os fungos causam uma infecção que provoca danos estéticos muitas vezes irreversíveis. Para evitar as infecções, além de não cutilar as unhas é importante manter as mãos sempre sequinhas porque a umidade facilita a proliferação de microorganismos.
Se você é dona de casa procure usar luvas para lavar louças ou roupas.
E como deixar as mãos bem com bom aspecto sem retirar as cutículas?

Primeiro, não use tesoura. Prefira usar uma lixinha de unhas para mantê-las no tamanho desejado e se precisar apará-las, dê preferência a um cortador de unhas ou use uma tesoura de pontas rombas com muito cuidado. Qualquer beliscão na pele pode facilitar uma infecção, por isto não corte os cantos das unhas em direção à pele – o melhor formato é algo quadrado com a lateralzinha arredondada.

Mantenha as mãos hidratadas, bem como as cutículas, que podem ser levemente empurradas com a sua espátula. Há muitos cremes bons para as mãos e quando usados diariamente contribuem para a redução da cutícula. Um método ultra-amolecedor de cutículas é passar um creme em toda a mão, unhas e cutículas, colocar uma luva de tecido e ir dormir. Os cremes ficam agindo durante toda a noite, e o resultado é ótimo (o mesmo vale para os pés, com meia).

Pode usar esmalte? Sim, bem como acetona ou removedor de esmaltes. Caso você resolva pintar as unhas na manicure, já vá com as mãos macias e cutículas tratadas. Se o salão ainda não estiver usando kits descartáveis, leve o seu palitinho e sua lixa. Os kits descartáveis são baratos e podem ser encontrados em algumas lojas de produtos de beleza.

Por Meire Gomes - http://www.cartapotiguar.com.br


Leia outras matérias desta seção
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos
 » Micoses endêmicas
 » Mounjaro novo medicamento para diabetes
 » Ansiedade.... essa praga não tão moderna


Voltar