» Colunas » Saúde

05/08/2011
Transplante renal, novo imunosupressor

Noticias

Transplantes
3/8/2011 - Fonte: Portal Diabetes  

Uma nova alternativa para o tratamento imunossupressor após o transplante renal está disponível no mercado e com a vantagem de não apresentar os efeitos colaterais graves. A Medical University of Vienna, na Áustria, estava envolvida no desenvolvimento clínico do ingrediente ativo Belatacept e uma formulação adequada recebeu agora autorização para ser utilizada em toda a União Europeia.

"Isso pode revolucionar o transplante renal e o tratamento", disse o diretor do departamento de cirurgia, Ferdinand Mühlbacher. Em vez de nove anos, um rim transplantado apoiado pelo uso de Belatacept pode durar 13 anos de acordo com estimativas conservadoras. "Eu estimo de 15 a 17 anos", disse Mühlbacher, um pouco mais otimista. Nove em cada 22 pacientes ainda estão envolvidos no estudo de longo prazo do cientista. Eles estão sendo tratados com a substância dez anos depois de um transplante. "As funções renais deles são excelentes", disse Mühlbacher.

A vantagem do bloqueador de co-estimulação Belatacept pode ser facilmente explicada, ele não tem quaisquer efeitos colaterais. Por quase 30 anos os inibidores de calcineurina têm sido utilizados para a suprimir ao longo da vida as reações indesejadas do sistema imunológico após transplantes de órgãos. Os possíveis efeitos colaterais como a pressão arterial elevada, o diabetes ou os distúrbios do metabolismo lipídico geralmente tinham de ser considerados. Mühlbacher disse que "agora temos uma substância que é proporcionalmente eficaz, não-tóxica, que não tem quaisquer efeitos colaterais, e que garante um melhor funcionamento dos órgãos". Com os transplantes há ainda um risco maior de câncer que, segundo Mühlbacher, é tão alto com o Betalacept quanto com os inibidores calcineurin.

Cerca de 420 transplantes são realizados no MedUni Viena a cada ano e 180 deles envolvem rins. "Nós não devemos, naturalmente, mudar agora todos os nossos pacientes para o novo medicamento, mas vamos considerar isto para os novos pacientes", disse Mühlbacher.



Leia outras matérias desta seção
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos
 » Micoses endêmicas
 » Mounjaro novo medicamento para diabetes
 » Ansiedade.... essa praga não tão moderna


Voltar