» Colunas » Saúde

12/12/2011
Confira 6 dicas para controlar o diabetes durante as férias e viagens.

Diabetes não tira férias. Com essa certeza na cabeça, os portadores da doença devem lembrar que durante viagens os cuidados diários não devem ser esquecidos, ainda que não faltem tentações, seja à beira-mar ou nas comemorações de fim de ano. Sim, muitas vezes já é complicado medir os níveis glicêmicos, tomar a medicação necessária e evitar excessos no dia a dia, dar conta de tudo isso nos períodos de descanso com a família exige esforço extra. Para não estragar a festa, as férias e sua saúde, confira a seis conselhos do livro 101 Dicas Para Conviver Com a Diabetes, editora Best Seller.

1) Um dos cuidados mais importantes é levar todos os suprimentos de que necessita, tais como monitor glicêmico, medicação e seringa, no caso de aplicar insulina. Faça uma lista para não esquecer nada.

2) Mesmo longe de casa, faça um esforço para continuar com o monitoramento constante. Assim, se houver alguma alteração, você poderá medicar-se rapidamente, evitando complicações que atrapalhem a viagem.

3) Nos restaurantes, antes de fazer seu pedido, pergunte sobre todos os ingredientes contidos no prato, evitando os alimentos que você já sabe que provocam variações bruscas de glicemia.

4) Leve roupas de ginástica e tênis na bagagem e tente encontrar brechas na programação de lazer para se exercitar. A maioria dos hotéis possui academias e, na falta delas, vale informar-se sobre os locais seguros para uma caminhada tranquila.

5) Se faz uso de insulina e vai ter de deixá-la no carro por algum tempo, use um isopor com gelo para manter o medicamento refrigerado, tomando o cuidado de não encostá-lo nos cubos, para que não congele. A insulina se conversa intacta por aproximadamente um mês, desde que não fique exposta a temperaturas extremas, muito calor ou muito frio.

6) Nas viagens de avião, leve a insulina dentro da caixa em que foi comprada, para não ter problemas na hora de passar pela Polícia Federal.


Terra

Leia outras matérias desta seção
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos
 » Micoses endêmicas
 » Mounjaro novo medicamento para diabetes
 » Ansiedade.... essa praga não tão moderna


Voltar