» Colunas » Saúde

06/06/2012
Bebida alcoólica pode provocar hipoglicemia ?

Sabendo que a hipoglicemia é a baixa taxa de glicose sanguínea e que o álcool, na sua maioria, contém carboidrato em sua composição, logo irá responder que não. De certa forma, conhecendo a causa da hipoglicemia e a composição das bebidas alcoólicas, parece estranho o fato que uma latinha de cerveja pode causar hipoglicemia.

Quando se pensa em ingestão excessiva de carboidratos, concluímos que o resultado dessa mistura seja uma hiperglicemia e não estamos errados.
Porém, a verdade é que ao ingerir uma bebida alcoólica de estômago vazio causamos o efeito contrário no nível de glicose sanguínea, apesar da presença de açúcares, as taxas de glicose não sobem, e sim, caem.
Ao ficar um longo período em jejum, o nosso corpo começa a reagir na busca de energia, é nesse momento que o fígado utiliza o glicogênio estocado como fonte de energia e libera a partir deste a glicose no sangue como mecanismo de defesa à hipoglicemia. Nessa condição, ao ingerir o álcool, que é uma toxina, o corpo reage a esta substância. O fígado inicia um trabalho de eliminação do álcool da corrente sanguínea e deixando de produzir a glicose, até a metabolização de todo o álcool ingerido. O corpo continua precisando de energia e utilizando a glicose circulante, que reduz bruscamente suas taxas, causando uma hipoglicemia.
É importante dizer que esse processo da hipoglicemia x álcool é mais comum em diabéticos do tipo 1 do que nos do tipo 2, mas o cuidado com o consumo de álcool deve ser igual nos dois.


Doce Vida

Leia outras matérias desta seção
 » Leishmaniose tem mecanismo desvendado
 » Nova abordagem para metástese
 » Quais as diferenças entre as vacinas
 » Coronavírus: A variante Indiana
 » Cárie infantil RX não é indicado
 » Vacinas quando tomar a 2ª dose
 » Vacinas: quanto tempo dura a proteção?
 » CoronaVac para além dos anticorpos
 » Vacinar 15% da população é
 » Coronavírus só a idade não é fator determinante
 » Coronavírus: não existe mais grupos de risco
 » Vitaminas em excesso são prejudiciais
 » Coronavírus x Gripe espanhola a história se repete
 » Coronavírus: Aspirina pode ser benéfica
 » Coronavírus: Macrófago é um dos vilões
 » Coronavírus:Pode permanecer mais de 14 dias no organismo
 » Coronavírus:Pacientes resistentes podem ajudar
 » Leucemia linfoide aguda (LLA),
 » Coronavírus:Antiviral é aprovado
 » Coronavírus:catástrofe iminente


Voltar