» Colunas » Saúde

06/06/2012
Bebida alcoólica pode provocar hipoglicemia ?

Sabendo que a hipoglicemia é a baixa taxa de glicose sanguínea e que o álcool, na sua maioria, contém carboidrato em sua composição, logo irá responder que não. De certa forma, conhecendo a causa da hipoglicemia e a composição das bebidas alcoólicas, parece estranho o fato que uma latinha de cerveja pode causar hipoglicemia.

Quando se pensa em ingestão excessiva de carboidratos, concluímos que o resultado dessa mistura seja uma hiperglicemia e não estamos errados.
Porém, a verdade é que ao ingerir uma bebida alcoólica de estômago vazio causamos o efeito contrário no nível de glicose sanguínea, apesar da presença de açúcares, as taxas de glicose não sobem, e sim, caem.
Ao ficar um longo período em jejum, o nosso corpo começa a reagir na busca de energia, é nesse momento que o fígado utiliza o glicogênio estocado como fonte de energia e libera a partir deste a glicose no sangue como mecanismo de defesa à hipoglicemia. Nessa condição, ao ingerir o álcool, que é uma toxina, o corpo reage a esta substância. O fígado inicia um trabalho de eliminação do álcool da corrente sanguínea e deixando de produzir a glicose, até a metabolização de todo o álcool ingerido. O corpo continua precisando de energia e utilizando a glicose circulante, que reduz bruscamente suas taxas, causando uma hipoglicemia.
É importante dizer que esse processo da hipoglicemia x álcool é mais comum em diabéticos do tipo 1 do que nos do tipo 2, mas o cuidado com o consumo de álcool deve ser igual nos dois.


Doce Vida

Leia outras matérias desta seção
 » Micro- Ondas é seguro?
 » A cor da urina pode revelar doenças
 » Coletor menstrual - vantagens
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos


Voltar