» Colunas » Saúde

13/06/2012
Adoçantes : Que tal conhecê- los melhor ?

Falar sobre adoçantes, também conhecidos como edulcorantes é sempre um assunto polêmico, que gera dúvidas á população em geral.

O adoçante é uma substância sem valor calórico ou insignificante e tem o poder de adoçar,assim como a sacarose, sendo um substituto do açúcar. Por ser iseto de calorias e carboidratos torna-se um produto de uso dos diabéticos e por pessoas que desejam perder peso.

Em sua composição, existem diversas substâncias que os diferenciam, por exemplo: aspartame, ciclamato de sódio, Acesulfame K, sacarina e sucralose.

Não existe nenhuma restrição na recomendação ou uso dos edulcorantes. Especialistas dizem que o adoçante tem um efeito benéfico á saúde desde que consumido com moderação.

O uso desses edulcorantes deve ser de recomendação médica ou nutricional, e não deve ultrapassar a ingestão / dia, que segundo a FDA, nos Estados Unidos, é de 10 gotas/dia quando líquidos ou 6 pacotinhos de 1g quando em pó.
Qualquer pessoa pode usar adoçante? Essa é uma das maiores dúvidas apresentadas pela população. A recomendação vai de acordo com a substância química de cada adoçante.

    Acessulfame K: Produto não indicado para pessoas com deficiências renais que necessitam limitar a ingestão de potássio (K), mas é permitido para pessoas com diabetes.
    Aspartame: Contra-indicado para fenilcetonúricos, ou seja, pessoas que têm deficiência genética hereditária e se caracteriza pela falta de uma enzima impedindo que o organismo metabolize e elimine o aminoácido fenilalanina, e para gestantes e lactentes. É permitido para pessoas com diabetes por não ter impacto na glicemia.
    Ciclamato e Sacarina: são contra-indicados para hipertensos por possuírem sódio em sua formulação e consequentemente se consumidos em grande quantidade podem interferir no controle da pressão.

É interessante, como sugestão de uso, um rodízio das marcas e das substâncias prevalentes.


Doce Vida

Leia outras matérias desta seção
 » Micro- Ondas é seguro?
 » A cor da urina pode revelar doenças
 » Coletor menstrual - vantagens
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos


Voltar