» Colunas » Saúde

14/08/2012
Problemas na coluna ou no joelho podem ser causados por sapato inadequado , dizem especialistas .

Eles sustentam o corpo o dia inteiro e raramente têm descanso. Normalmente, só prestamos atenção neles quando começam a doer. Mas os pés também precisam de cuidados especiais para se manter saudáveis. O uso de sapatos inadequados ou a falta de cuidados com as unhas pode levar a problemas que se refletem no corpo inteiro.

“Os pés têm as funções de suporte do peso do corpo, amortecimento de choques e propulsão na marcha. Fazem tudo isso integrados com o resto dos membros inferiores e mesmo com a participação da coluna", explica o ortopedista Márcio Passini, chefe da equipe Multidisciplinar do Grupo de Doenças Osteometabólicas do Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas, de São Paulo. "Quando um dos elementos, como os pés, falha, todo o sistema sofre”, alerta.

“Qualquer problema nos pés pode refletir na saúde, causando dores nos tornozelos, joelhos, coluna e até na cabeça, o que acaba muitas vezes deixando as pessoas estressadas por não se sentirem totalmente confortáveis”, afirma Verônica Nagy, coordenadora técnica de calçados da BINNE Comfort. Entre os problemas mais comuns nos pés estão calos, cravos e joanete - uma saliência óssea que causa encurtamento do músculo extensor dos dedos.

Mas podem surgir problemas mais graves também, como o neuroma de Morton, um acúmulo de tecido no nervo que causa inchaço e muita dor. Outros problemas graves são fascite plantar (inflamação da fáscia, estrutura de sustentação da sola do pé), que acarreta dores na região que podem até se tornar crônicas ou causar fraturas por estresse; inflamação no tendão de Aquiles (parte de trás do tornozelo) e metatarsalgia (dor na parte superior do pé, onde estão ossos denominados metatarsos).

Invista no conforto

A maioria desses problemas é causada pelo uso constante de sapatos apertados. As mulheres devem tomar cuidado extra, pois sapatos com saltos muito altos e bico fino são verdadeiros vilões da saúde dos pés, podendo até mesmo deformá-los e causar dores na coluna.

Saltos muito altos alteram o caminhar normal, concentrando a pressão no dedão e no segundo dedo, ocasionando dores, calosidades, má circulação do sangue e problemas posturais. E os bicos finos comprimem os dedos, encurtam os músculos da batata da perna, aumentam a lordose lombar e favorecem cãibras nos pés e nas pernas.

“O bom é investir em pares confortáveis, que podem ‘levar’ você a todos os lugares, das 10 da manhã às 10 da noite”, explica Nagy. Para quem ainda não se convenceu e não quer deixar esses sapatos no armário, ela tem mais um forte argumento: “uma boa saúde dos pés é primordial para o restante do corpo, pois ninguém consegue ficar de bom humor com dor no pé por causa de um sapato apertado ou desconfortável”.

Não fique muito tempo sentado

Quem acha que ficar sentado é um bom descanso para os pés, está muito enganado. A posição é igualmente cansativa e não alivia as dores causadas por sapatos inadequados. Além disso, ficar sentado em uma mesma posição pode causar formigamento e dormência nos pés, especialmente se você ficar com as pernas cruzadas (o que prende a circulação).

Alguns pés, porém, merecem mais atenção. Este é o caso dos pacientes com doenças crônicas degenerativas, como artrite reumatoide, diabetes, neuropatias, hanseníase, hipertensão e problemas circulatórios. Nesses casos, os problemas simples podem ter complicações graves, levando à perda do membro ou à imobilidade.

É preciso verificar frequentemente a coloração da pele do pé e sua temperatura, dormências, formigamentos e dores. A qualquer sinal de que algo está estranho, o mais aconselhado é procurar um médico, para evitar o pior.

 

 

 

 

 

 


UOL

Leia outras matérias desta seção
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos
 » Micoses endêmicas
 » Mounjaro novo medicamento para diabetes
 » Ansiedade.... essa praga não tão moderna


Voltar