» Colunas » Saúde

12/08/2014
Café ajuda a evitar zumbido nos ouvidos

Café ajuda a evitar zumbidos nos ouvidos, aponta estudoMulheres que consomem muito café têm 15% menos chances de sofrer de zumbidos crônicos.


Maurício Grego- Revista Exame


Café: o estudo sugere que a bebida tem algum efeito protetor contra o tinnitus São Paulo -- Beber café pode ajudar a evitar o aparecimento de zumbidos crônicos nos ouvidos, um problema  auditivo que atinge 50 milhões de pessoas só nos Estados Unidos.

A descoberta é parte de um estudo científico feito por uma equipe do Brigham and Women Hospital (BWH), em Boston, nos Estados Unidos.

Ela contraria a crença, comum entre médicos e pacientes, de que pessoas com zumbido crônico devem evitar o café, já que ele agravaria o problema.

O zumbido crônico (também conhecido pelo nome latino tinnitus) está frequentemente associado à perda de audição.

Pode ter uma variedade de causas, incluindo predisposição genética e danos ao ouvido causados por inflamações, drogas ototóxicas ou sons excessivamente fortes. Em muitos casos, não há tratamento eficaz para o problema.

Os médicos do BWH compilaram dados de 65 mil mulheres americanas que tiveram sua saúde monitorada ao longo de muitos anos no chamado Estudo de Saúde das Enfermeiras II.

São mulheres entre 30 e 44 anos que tinham audição saudável em 1991. Em 2009, depois de 18 anos de acompanhamento, mais de 5 mil delas relatavam sofrer de tinnitus.

“Notamos uma correlação inversa entre ingestão de cafeína e incidência de zumbidos”, diz, num comunicado, Gary Curhan, o médico que liderou a pesquisa.

Os pesquisadores consideraram relatos de mulheres que consumiam entre 450 e 599 miligramas de cafeína por dia – algo entre quatro e seis xícaras de café. Eles foram comparados com dados de mulheres que ingeriam menos de 150 miligramas por dia – ou menos de uma xícara e meia de café.

A conclusão foi que as mulheres que consumiam mais cafeína tinham incidência de zumbidos 15% menor. “A razão por trás dessa correlação não está clara”, diz Curhan.

“Sabemos que a cafeína estimula o sistema nervoso central. E, em pesquisas anteriores, testes feitos em laboratório demonstraram que a cafeína tem efeito direto no ouvido interno”, prossegue ele.

A maior parte da cafeína foi ingerida, pelas mulheres pesquisadas, no café (a substância também é encontrada em outras bebidas, como a Coca Cola). Assim, não é impossível que o efeito benéfico tenha sido causado por outro componente do café.

Por enquanto, pesquisadores não recomendam que as pessoas consumam mais café para evitar zumbidos. Eles dizem que é preciso realizar mais estudos antes de fazer qualquer recomendação nesse sentido.

 


http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/cafe-ajuda-a-evitar-zumbidos-nos-ouvidos-aponta-estudo

Leia outras matérias desta seção
 » Micro- Ondas é seguro?
 » A cor da urina pode revelar doenças
 » Coletor menstrual - vantagens
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos


Voltar