» Colunas » Editorial

19/09/2021
Janio Quadros: faz quase 40 anos que esteve em Caieiras

Quase quarenta anos atrás o Presidente Janio Quadros esteve em Caieiras em apoio a candidatura de Edson Navarro a prefeito, fato inédito na época porque até então nenhum presidente ou ex-presidente tinha posto os pés na pequena Caieiras.

Seu símbolo da luta contra a corrupção permanece vivo até hoje, a vassoura. Mas o que mudou em 40 anos ? - mudou para pior, o autor da grande virada, o Juiz Sergio Moro que colocou dezenas de políticos corruptos na cadeia, corre o risco de também ir parar lá e os criminosos estão livres,leves e soltos.

A virada foi tamanha que hoje Sergio Moro virou ex-Juiz, ex-Ministro e está no limbo político, infelizmente.Esse é o Brasil de hoje 60 anos após o Presidente Janio Quadros ter tentado a mesma coisa. Entretanto o legado dos dois será eterno.

Leia abaixo um resumo da visita de Janio a Caieiras
 

03/09/1982- JORNAL A SEMANA
Ed. 78 - Jânio Quadros em Caieiras: A Grande Ofensiva

O ex-presidente Jânio Quadros chegou à Caieiras por volta das 15:30 minutos do sábado, sendo recebido na residência do candidato a Prefeito Edson Navarro, onde já se concentravam um bom número de pessoas, que esperavam o Ex-Presidente.

Depois de conversar  com candidatos à prefeitura, representantes de comitivas de outras cidades e populares, Jânio seguiu para a sede da SERC, onde já o esperavam cerca de 250 populares, que o receberam calorosamente, com abraços e até beijos. Antonio Torres Burgos, o Paquito, por exemplo, que é candidato à vereança pelo PMDB, aplaudia ao ex-presidente de pé.

A tônica do pronunciamento de Jânio Quadros foi basicamente o empunhar da vassoura, para varrer a corrupção da vida pública do Estado. Sobre o PTB Caieirense, Jânio foi incisivo: “Eu preciso de Edson Navarro em Caieiras. Esse moço – disse o ex-presidente – tem capacidade e dignidade para administrar sua cidade. Ajudem-me a carregar a vassoura – disse ele – que está cada vez mais pesada, e eu limpo para vocês, povo, o Palácio dos Bandeirantes e toda corrupção que dele emana”. N.R. Janio era candidato a Governador.

O ex-presidente falou ainda sobre a condição servil a que foi relegado o estado de São Paulo pelo atual regime: “São Paulo não é mais ouvido em Brasília; vamos restaurar a dignidade do povo paulista, porque assim, até um presidente surdo terá que de ouvir-nos”.

Repercussões dos Pronunciamentos

Edson Navarro perguntado sobre sua impressão a respeito do pronunciamento do ex-presidente, declarou: “Jânio assumiu totalmente o PTB, e o PTB a Jânio. O ex-presidente é o grande baluarte contra a corrupção. Somente ele tem condições de consertar os desmandos que aí estão, afinal, depois dele, nada deu certo”.

Para Edson Navarro, Jânio é a esperança que renasce após 20 anos. Jânio, no seu entender, é o único que pode varrer a corrupção do estado, e devolver São Paulo ao lugar de destaque que lhe pertence no cenário nacional: “Junto com Jânio vamos varrer a corrupção. Vamos aproveitar a força da última voz capaz de colocar São Paulo e o país nos eixos”.

Sem muito tempo para permanecer em Caieiras, pois estava em caravana desde as 6:00 pelas cidades do interior e da grande São Paulo, e tendo ainda que passar por Perus e Pirituba, onde 100 mil pessoas o aguardavam, Jânio logo foi-se embora.

Abraços de todo o lado. Até do PMDB

Entre as dezenas de abraços e beijos recebidos pelo ex-presidente, alguns pela estranheza ou sinceridade, surpreenderam a todos. Paquito foi quem mais abraçou e beijou ao ex-presidente, exibindo sua carteirinha de Janista datada de 1956, junto a tradicional vassoura.

Dona Doca, esposa do Dr. Milton Ferreira Neves, confessava sua admiração pelo ex-presidente, a quem julga “o último grande líder brasileiro vivo”. Mauri Gabrielli, do PDS, também esteve presente à visita de Jânio, e reforçava as palavras de Dona Doca. Mauri foi vereador e presidente da Câmara na última legislatura.


 


Edson Navarro - Economista

Leia outras matérias desta seção
 » Caieiras:Lagoinha pisa no calo dos advogados
 » Prefeitura tem déficit orçamentário preocupante
 » Caieiras: Cobranças abusivas
 » A QUESTÃO É: O MINISTÉRIO PÚBLICO SABE DE TUDO ISSO? E OS VEREADORES ? - SE SABEM O QUE FIZERAM ?
 » Prefeito Lagoinha a confiança esvai-se...
 » Os desacertos do Lagoinha
 » Paulista se acha o melhor do Brasil
 » Guerra híbrida: já estamos vivendo ?
 » Ministros descoordenados de Lula
 » O desabafo de J.C. Crônicas controversas...
 » Prefeitura afunda em processos contra ela
 » A propósito do segundo turno
 » Os burros e energúmenos da política
 » Como ficar inelegível, um caminho fácil
 » Liberdade de Imprensa
 » Caieiras: As trapalhadas do Gilmar
 » Caieiras:Mais um imbróglio da gestão Gilmar
 » Caieiras:Despesas de 2021 tem limite ultrapassado
 » Lagoinha e seus Jabutis
 » Recado para prefeitos "distraídos" ou caloteiros



Voltar