18/04/2006
Tem "Cultura" que facilita tudo

Jean Jacques Rousseau (1712-1778) disse num ensaio: A cultura é muito mais um mal do que um bem. Onde quer que surja a filosofia, a saúde moral da nação entra em decadência. Desde que surgiram os homens cultos, não se encontram homens honestos em lugar nenhum. “Atrevo-me a declarar que um estado de reflexão é contrário à natureza e que um homem pensante é um animal depravado. A educação não torna bom um homem, faz apenas com que fique esperto ---em geral para más ações”.

“O bom senso dos homens é sistematicamente corrompido. E os culpados são: escola, imprensa, mundo dos negócios, mundo político”.

Albert Einstein (1879-1955)

Essas observações contrárias à educação e cultura, ditas no passado por dois homens ilustres, será que elas teriam algo a ver com a fila dos envolvidos na longa C.P.I. (Comissão Parlamentar de Inquérito) destes dias, esperando ainda por definições compatíveis com a responsabilidade dos atos de cada um dos investigados por ela? Tem não! É tudo ficção do espetáculo da televisão. Além do mais, os envolvidos, coitados, nem sabem se cometeram erros para serem acusados.Também, eles ocupam posições estratégicas para trabalharem em benefício do povo que os escolheu para elas e como falavam que a voz do povo é a voz de Deus, por que se preocupar com condutas erradas de políticos? Sempre é aconselhável seguir o costume da maioria.
ATENÇÃO! Vai ser dada a partida, um... dois... três... Puuummm...
---ÁI! SOCORRO! Não me atropelem, eu sou inocente, eu não fiz nada, não me pisoteiem, não quero morrer por causa de Ovo de Páscoa. Calma, calma, eu vou também, eu sei que é gostoso e é mesmo um dever, uma obrigação comprar pelo menos um, senão... Sem ovo como ter a mesma escolha do povo?


Altino Olímpio

Leia outras matérias desta seção
 » Mas que falta de consideração
 » Nada como poder falar e aparecer
 » Minhas andanças por ai
 » Agora temos contatos, mas não com tatos
 » Quem sabe, sabe e conhece bem
 » A enganação parece eterna
 » A grande fraternidade branca
 » Os dias que sempre nos esperam
 » Frases ou lembranças que me chegam
 » O paraíso perdido
 » Penso, logo existo. jargão antigo
 » Os ladrões do tempo
 » A sacanagem não muda
 » Para os que não pensam pensarem
 » Não é tudo que o tempo modifica
 » O braço direito do homem
 » O inexplicável sentido da vida
 » Tempos e contratempos
 » Raciocinar cansa muito
 » Se formos o que pensamos...

Voltar