20/11/2020
Os brasileiros sempre foram bondosos

Num destes dias lembrei-me do filme “O pagador de promessas” que ganhou o prêmio “Palma de Ouro” e que foi dirigido pelo conhecido e saudoso Anselmo Duarte. Como “uma coisa puxa outra” lembrei-me também de uma ocasião em que estive na Cidadezinha de Pirapora e lá na igreja vi pessoas numa fila para colocar suas ofertas (dinheiro) num cofre de aço inviolável. Proteção desnecessária, porque, será que existiria alguém que teria coragem ou insensatez de roubar valores de uma igreja? (risos).

Na Cidade de Aparecida do Norte, São Paulo, os devotos também se enfileiram ao doar seus donativos para a manutenção da enorme catedral local. Outras igrejas de outras denominações religiosas se utilizam das chamadas “maquininhas de débito” cujas doações espontâneas de seus fiéis são diretamente depositadas em bancos e nas contas correntes das tais igrejas. Então não há o perigo do extravio.

Os brasileiros são bondosos para com as religiões que os protegem contra o mal que os possa afetar. Nessa pandemia do coronavírus que ainda persiste em nos afetar, as igrejas ficaram vazias, isto é, fechadas e os fiéis não puderam em união elevar suas preces ou orações para que o Criador nos protegesse dos vírus perigosos que até causam mortes. Nosso povo que é muito dotado de fé, para as suas súplicas deve ter orado ou rezado em seus lares enquanto isolados por causa da exigência das autoridades governamentais querendo diminuir o contágio dos vírus por aglomeração.

O “fique em casa” foi um lema muito divulgado. Muitos se tornaram correligionários do governo, da mídia e repetiam para todos que encontravam pelas ruas: Fique em casa. Entretanto, sempre teve e sempre terá “quem é do contra”, contra a maioria que tem os seus credos. Ah essa internet... Foi donde li uma frase bem herege: Deus é o único ser que, para reinar, nem precisa existir. Charles-Pierre Baudelaire (1821-1867) o poeta boêmio. Onde estava a Santa Inquisição que não puniu esse rapaz?

Altino Olimpio

 



Leia outras matérias desta seção
 » Joana d’Arc (1412 – 1431)
 » Foram tempos de fascinação
 » Não vou, é muito longe
 » Somos acúmulos do que mentalmente recepcionamos
 » Quando a vida é bela ou cor de rosa?
 » Reflexões 
 » Só sei o pouco que sei e mais nada
 » Conversa entre amigos do antigo Orkut
 » O “me engana que eu gosto” é sempre atual
 » A mulher do ai, ai, ai
 » Quando nós seremos nós mesmos?
 » Viver muito cansa?
 » A aventura de viver
 » Esquecidos, o céu, o sol e a lua 
 » Uma lembrança que a memória não esqueceu
 » Tempos felizes de molecagens
 » A importância da vida
 » O destino
 » Quem somos nós diante de tantas influências
 » Dois textos

Voltar