21/01/2021
Tentando compreender o incompreensível

Constam que muito antes da existência do cristianismo e de outras religiões os homens adoravam árvores, pedras, animais, o trovão, o relâmpago, o sol, enfim, a natureza. Parece que Deus como ele é acreditado hoje ainda não existia na idéia ou no pensamento dos homens de então. Eles não tinham Deus para apelar por proteção quando a natureza ficava em fúria com suas tempestades acompanhadas por estrondos dos trovões e dos raios que muito os amedrontavam e que podiam causar tragédias. Ficou perdido no tempo de quando surgiu o primeiro conceito ou a primeira idéia da existência de um Deus todo poderoso que criou o mundo e todas as suas criaturas sendo o homem o ápice da criação.

Nesta época de tanto avanço da ciência tecnológica que até distrai as pessoas de seus raciocínios, de suas reflexões, talvez aquele dizer que “Deus fez o homem à Sua imagem e semelhança” seja o motivo de muitas pessoas simples acreditarem que Deus seja mesmo “fisiologicamente” parecido com o homem. Mas, como disse o filósofo alemão Ludwig Feuerbach (1804-1872) cada indivíduo “cria Deus a sua imagem e semelhança”. Isso equivale a dizer que Ele teria faculdades iguais as dos seres humanos, mas, infinitamente ampliadas. Não se tem outra idéia de Deus a não ser a idéia que é criada e apoiada pela imaginação humana, mas, no entanto, sem constatação pela realidade.

A abrangência da consciência com qual são dotados os seres humanos vai até onde eles possam distinguir ou identificar o que existe no planeta terra donde eles vivem. “Parece” que os seres humanos não foram constituídos com a capacidade mental e com consciência para perambular por “outro mundo”, averiguar o que possa existir por lá e trazer informações de lá para cá. Se tivessem a tal capacidade a humanidade se livraria de estar sujeita a muitas das hipóteses que criaram e que nunca se tornaram realidade.

 

Altino Olimpio

 

 



Leia outras matérias desta seção
 » Joana d’Arc (1412 – 1431)
 » Foram tempos de fascinação
 » Não vou, é muito longe
 » Somos acúmulos do que mentalmente recepcionamos
 » Quando a vida é bela ou cor de rosa?
 » Reflexões 
 » Só sei o pouco que sei e mais nada
 » Conversa entre amigos do antigo Orkut
 » O “me engana que eu gosto” é sempre atual
 » A mulher do ai, ai, ai
 » Quando nós seremos nós mesmos?
 » Viver muito cansa?
 » A aventura de viver
 » Esquecidos, o céu, o sol e a lua 
 » Uma lembrança que a memória não esqueceu
 » Tempos felizes de molecagens
 » A importância da vida
 » O destino
 » Quem somos nós diante de tantas influências
 » Dois textos

Voltar