01/07/2021
Brasil muito atrasado

Por que será que existe tanta diferença entre dois países que tiveram suas independências com apenas quarenta e seis anos “distantes” uma da outra? A independência dos Estados Unidos data de 04/07/1776 e a do Brasil de 07/09/1822. O primeiro é uma potência mundial e o segundo (Brasil) não teve o mesmo desenvolvimento, o mesmo progresso. Terá sido porque ele foi colonizado pelos portugueses e o Estados Unidos fora colonizado pelos ingleses (risos)?

Talvez o Brasil não teve o mesmo desenvolvimento que o Estados Unidos por causa de ter tido políticos incompetentes em sua administração. Isso não é novidade para quem é desta época de quando além de incompetentes muitos políticos foram desmascarados como sendo corruptos. Corrupção e incompetência política impedem um país de evoluir e temos o Brasil como exemplo dessa involução. Uma constatação da involução é a ignorância propositalmente provocada que afetou uma grande parcela do povo. Hoje, muitos do povo são considerados como sendo analfabetos funcionais. São aqueles que, embora diplomados pelas escolas não conseguem entender um texto simples que venham a ler.

O pior é que pessoas assim tão funcionais têm título de eleitor. Colaboram muito para elevar ao poder políticos incompetentes e até, como se sabe, ladrões do erário. As consequências das más administrações são fragrantes. É só comparar o Brasil com os Estados Unidos ou outro país qualquer donde os políticos tenham tido patriotismo. Por aqui muitos políticos têm sido bandidos por administrarem em causa própria só pensando em enriquecer.

Foram responsáveis pela miséria que existe entre o povo e pela má distribuição da renda. Tais bandidos do colarinho branco, assim como eram chamados provocaram estragos irreparáveis à sociedade e ao país. Eles sempre se elegeram enganando o povo como se fossem os salvadores da pátria. Lamentável, “uma parte do povo segue adorando tais infratores”. Será que no Brasil existe escassez de homens honestos, conscientes, inteligentes e competentes para que também pudessem participar nas eleições por cargos políticos? Parece que sempre são os mesmos que se candidatam como se não existissem outros melhores do que eles.

Altino Olimpio



Leia outras matérias desta seção
 » A solução
 » No mundo existem crédulos e incrédulos
 » Joana d’Arc (1412 – 1431)
 » Foram tempos de fascinação
 » Não vou, é muito longe
 » Somos acúmulos do que mentalmente recepcionamos
 » Quando a vida é bela ou cor de rosa?
 » Reflexões 
 » Só sei o pouco que sei e mais nada
 » Conversa entre amigos do antigo Orkut
 » O “me engana que eu gosto” é sempre atual
 » A mulher do ai, ai, ai
 » Quando nós seremos nós mesmos?
 » Viver muito cansa?
 » A aventura de viver
 » Esquecidos, o céu, o sol e a lua 
 » Uma lembrança que a memória não esqueceu
 » Tempos felizes de molecagens
 » A importância da vida
 » O destino

Voltar