31/07/2023
Deus panteísta ou Deus antropomórfico?

Deus panteísta ou Deus antropomórfico?

“Às vezes você me pergunta; Porque é que eu sou tão calado; Não falo de amor quase nada; Nem fico sorrindo ao seu lado; Você pensa em mim toda hora; Me come, me cospe, me deixa; Talvez você não entenda; Mas hoje eu vou lhe mostrar; Eu sou a luz das estrelas; Eu sou a luz do luar; Eu sou... ...” Na letra da música “Gita”, que era cantada pelo saudoso Raul Seixas (1945-1989) parece que tem muito a ver com o panteísmo do filósofo Baruch Spinoza (1632-1677). Panteísmo é não acreditar num Deus pessoal “antropomórfico” que significa atribuir a Deus qualidades humanas como o sentimento e a imagem corporal e que o homem seja a imagem e semelhança a Ele. 

Deus antropomórfico ou o Deus Panteísta? Mais popular é o antropomórfico, aquele Deus que, como dizem e como está nas escrituras Ele é aquele que mora no céu, aquele que controla o mundo, é aquele que castiga, que perdoa, é aquele que gosta de orações, é aquele que gosta de ser adorado, é aquele onipresente que está em todos os lugares, é aquele onisciente que sabe de tudo o que se passa entre nós e no mundo e etc. E, nós ficaremos ao lado dele eternamente depois que morrermos. Enfim, O Deus antropomórfico tem muitas qualidades humanas.

O Deus panteísta é o Deus Energia ou é a Energia que é Deus a que abarca ou está em todo o mundo. Está em tudo o que existe neste mundo como também no Universo. É a energia de vida que está em todas as criaturas. Entretanto, sendo energia abrangente não é onisciente, isto é, não pensa e não tem consciência para saber de tudo o que ocorre no mundo e nem com os problemas dos seres humanos e seus destinos, porque, repetindo, é energia e não tem um ser com o nome Deus sendo parte dela para administrar as suas criações, criações da energia. Mas, talvez, não se deixava a “palavra” Deus de lado porque toda a humanidade a tinha na consciência e poderia não gostar da ausência dela.

Quando o astrônomo Pierre-Simon de Laplace (1749-1827) apresentou seu Tratado de Mecânica Celeste para o Imperador Napoleão Bonaparte, este, perguntou-lhe: Por que neste teu tratado sobre o movimento dos planetas e das estrelas não mencionou Deus? Laplace respondeu-lhe: Eu não precisei dessa hipótese. Hipótese? Parece que Laplace já em sua época preferia o Deus do panteísmo, como também Albert Einstein (1879-1955) que escreveu “acredito no Deus de Spinoza, um Deus que se manifesta na harmonia de tudo o que existe e não num Deus que se preocupa com o destino e as ações dos homens”.  Panteísmo ou Antropomorfismo? Qual é mais convincente e coerente?

Altino Olímpio



Leia outras matérias desta seção
 » Nesta época quantos iluminados existem no mundo?
 » Opiniões ou conclusões impopulares
 » Turismo na UPA de Perus
 » A solução
 » No mundo existem crédulos e incrédulos
 » Joana d’Arc (1412 – 1431)
 » Foram tempos de fascinação
 » Não vou, é muito longe
 » Somos acúmulos do que mentalmente recepcionamos
 » Quando a vida é bela ou cor de rosa?
 » Reflexões 
 » Só sei o pouco que sei e mais nada
 » Conversa entre amigos do antigo Orkut
 » O “me engana que eu gosto” é sempre atual
 » A mulher do ai, ai, ai
 » Quando nós seremos nós mesmos?
 » Viver muito cansa?
 » A aventura de viver
 » Esquecidos, o céu, o sol e a lua 
 » Uma lembrança que a memória não esqueceu

Voltar