09/11/2023
Paraíso desparaisado

Quando se vai envelhecendo e sendo mais reflexivo, muitas “coisas” tidas como preenchimentos de cabeças humanas vão sendo despreenchidas por serem incompatíveis com a realidade. Hoje em dia o tanto de absurdo que foi implantado na mente dos seres humanos fez com que eles vivessem como que perdidos num mundo cheio de ideias que não se realizam e só atrapalham os seus discernimentos diante do que é certo ou errado. Diante de tantas coisas erradas que existem neste mundo provocadas por muitos de seus habitantes que eram maldosos, a vida tornou-se um caos.

“Vendo” como hoje está a situação da humanidade pergunta-se o que ela aprendeu com a leitura de tantos filósofos que existiram para seguir uma filosofia correta de vida. Sabe-se que muitos até “estufam o peito” de orgulho por terem lido tais filósofos, mas, seguiram à risca tais conceitos deles para uma vida mais plena de conhecimentos para poderem praticá-los? Vários se utilizaram da filosofia e dos filósofos apenas para serem comentaristas ou palestrantes dos ensinamentos deles. 

Na atual situação existe verdadeiramente quem siga todo o aprendizado ministrado pelas religiões neste mundo louco repleto de distrações, de mentiras, de doenças, de pobreza, de ladrões, de medo, de politicagens, do bombardeio diário da mídia, de tantas preocupações e etc.? As religiões mais se baseiam num mundo invisível para se “viver ou se existir” depois da morte. Muito foi dito também da existência de um céu espiritual para onde os bons que morreram foram existir lá para sempre. Desde o aparecimento do ser humano na terra até estes nossos tempos, quantos bilhões e mais bilhões deles morreram para que suas almas fossem e ficassem lá no céu? 

Neste mundo do aqui e do agora tem muita gente que acredita existir uma proteção vinda do alto. Mas, aqui embaixo onde estou me parece que vivo num mundo azarado, perdido e abandonado. Existem guerras que exterminam milhares de vidas, existiram as pandemias que também interromperam milhares delas. Na violência das ruas vítimas são mortas por assassinos, existem terremotos, enchentes, e etc. e então o ser humano desprotegido vive pela própria sorte de ser ou não afetado por fatos lamentáveis que podem lhe ocorrer e ser-lhe fatal. 

E pensar que muitos dos males da sociedade foram criados por homens do poder que foram inescrupulosos com os seus povos. Entretanto, dizem que o homem é o ápice da criação, o soberano entre todas as criaturas. Mas, antes dele existir parece que existiu um paraíso aqui neste planeta. Sem ele, sem a interferência dele existiram completas as selvas, os animais, os répteis, os pássaros, os peixes, os insetos, os pernilongos, os carrapatos e etc. (risos) que não tinham a eficácia humana de promover o terror pelo mundo, como assassinatos, genocídio e etc.  

Muitos acreditam que Deus criou o mundo e os homens. Mas, com tanta ignorância existente entre muitos deles, com tanta maldade praticada por grande quantidade deles conforme sabemos, atribuir a Deus a existência deles, isso não seria blasfêmia ou insensatez? Não seria ilógico Deus ter criado muitos seres humanos com tantas imperfeições? Disso é que vem as famosas interpretações e explicações dos entendidos; eles, os seres humanos, eles têm o livre arbítrio para escolher entre o certo e o errado, entre praticar o bem ou o mal. Isso nada “tem a ver” se foram criados com imperfeição ou não “tirando Deus” dessa questão.

Com tanto tempo da existência da humanidade seria de esperar que ela, evoluísse para a estagnação dos conflitos e vivesse em paz e harmonia. Ai sim poderia mesmo ser o paraíso na terra. Contudo, tudo ainda é utopia acreditarmos que algum dia poderemos viver em paz e harmonia. Deixemos que o devir seja como quiser, pois, não existem poderes que possam retrocedê-lo para ser como quisermos. Se refletirmos sobre o que de mal atualmente ocorre no mundo, poderemos ter a desilusão de que o devir não possa ser melhor do que está sendo neste presente tão conturbado.

Altino Olímpio



Leia outras matérias desta seção
 » Nesta época quantos iluminados existem no mundo?
 » Opiniões ou conclusões impopulares
 » Turismo na UPA de Perus
 » A solução
 » No mundo existem crédulos e incrédulos
 » Joana d’Arc (1412 – 1431)
 » Foram tempos de fascinação
 » Não vou, é muito longe
 » Somos acúmulos do que mentalmente recepcionamos
 » Quando a vida é bela ou cor de rosa?
 » Reflexões 
 » Só sei o pouco que sei e mais nada
 » Conversa entre amigos do antigo Orkut
 » O “me engana que eu gosto” é sempre atual
 » A mulher do ai, ai, ai
 » Quando nós seremos nós mesmos?
 » Viver muito cansa?
 » A aventura de viver
 » Esquecidos, o céu, o sol e a lua 
 » Uma lembrança que a memória não esqueceu

Voltar