12/01/2024
Viver muito cansa?

Viver muito cansa?

Começa ano e termina ano e ele recomeça outra vez para logo terminar outra vez e assim sucessivamente.  Existem pessoas com idade avançada que dizem estarem cansadas de viver, principalmente aquelas que se encontram adoecidas ou adoentadas. Mesmo outras, aquelas sem problemas de saúde, também, muitas delas se queixam que a vida ou o viver está chato e também se dizem cansadas de viver. Até dá para entender essa negatividade sobre a vida. Com tanto tempo vivido, se enfraquece o interesse por entretenimentos, vem o se afastar das ilusões e a perda das vaidades tornam suas vidas vazias. 

Até a perda do interesse de conversar com outros torna difícil suportá-los (risos). Quem viveu e já viu ou que já fez de tudo o que teve que fazer na vida, não gosta de ouvir de outros o que eles gostam de expor sobre o que viram e o que fizeram ou o que fazem em suas vidas. Muitos idosos ao viverem sem ilusões, sem distrações, sem vaidade e sem superstições se sentem muito bem na vida e não portam mais aquelas bengalas mentais de proteção dubitável que outros lhes encucaram sendo provenientes do céu. O esquecimento que afeta muitos idosos seria para as suas proteções, pois, viver relembrando o passado vivido tendo nele tristezas e decepções, embora também alegrias, elas afetam as suas tranquilidades. 

Mas aqueles esquecimentos de não reconhecer pessoas que foram conhecidas e aqueles do não se lembrar onde colocou suas coisas e não se lembrar porque foi até a cozinha de casa, talvez, seja devido ao acúmulo de informações de suas cabeças. Ou porque seja mesmo consequência da velhice (risos). Para muitos a visão enfraquece e a surdez aparece já total ou parcial. Isso é proteção também, pois, não mais se ouve conversa mole dos outros (risos). Entretanto, para quem sempre esteve de bem com a vida e continua de bem com ela, a velhice é benvinda como sendo uma missão cumprida e isso não é querer “enfeitar o pavão” (risos).

Altino Olímpio



Leia outras matérias desta seção
 » Nesta época quantos iluminados existem no mundo?
 » Opiniões ou conclusões impopulares
 » Turismo na UPA de Perus
 » A solução
 » No mundo existem crédulos e incrédulos
 » Joana d’Arc (1412 – 1431)
 » Foram tempos de fascinação
 » Não vou, é muito longe
 » Somos acúmulos do que mentalmente recepcionamos
 » Quando a vida é bela ou cor de rosa?
 » Reflexões 
 » Só sei o pouco que sei e mais nada
 » Conversa entre amigos do antigo Orkut
 » O “me engana que eu gosto” é sempre atual
 » A mulher do ai, ai, ai
 » Quando nós seremos nós mesmos?
 » Viver muito cansa?
 » A aventura de viver
 » Esquecidos, o céu, o sol e a lua 
 » Uma lembrança que a memória não esqueceu

Voltar