» Colunas » Economia

12/07/2012
Selic cai 0,5 ponto percentual, atinge 8% ao ano e continua no menor patamar da história

     As principais razões para essa queda, que segue o ciclo de redução desde agosto do ano passado, foram o ambiente de incerteza externo aliado à economia fraca e inflação menor.  É consenso entre os economistas que a taxa cairá mais uma vez em agosto.
     Contudo, de acordo com o Banco Central, o reflexo dessa medida demora pelo menos nove meses para surtir algum efeito na economia, então essa redução da taxa Selic teria reflexos apenas em 2013.
     Planejando esse patamar de taxa de juros, o governo mudou a regra de rendimento da poupança para evitar que grandes investidores saiam de fundos de investimento de renda fixa, que são compostos, em sua maioria, por Títulos Públicos Federais com rendimento atrelado à taxa de básica de juros, os quais o governo usa para financiar a dívida pública. Então a grande preocupação é que os investidores parem de comprar títulos e assim o governo teria dificuldades para se financiar.
     Assim, segundo Bianca Ribeiro (O Estado de São Paulo) na prática teríamos:  Ao considerar uma aplicação de mil reais na caderneta de poupança feita há 12 meses, com a regra antiga, o rendimento seria de R$ 75 no período e com a nova, o investidor ganharia R$ 64 após um ano (considerando uma Selic de 8,5%).
     Mesmo com a tributação alterada, a poupança continua sendo o investimento mais vantajoso do que os fundos de renda fixa que praticam taxas de administração superiores a 1%.
     Nesse novo cenário, o rendimento da poupança terá um rendimento de 5,6% ao ano, mais a Taxa Referencial que deve tender a zero.
     Para as pessoas físicas, outra opção de investimento seriam os papéis pré-fixados caso acreditem que a Selic seguirá tendência de baixa, que podem ser títulos públicos, fundos compostos por papéis préfixados e até mesmo papéis bancários.


Mariana Aleixo Boani - Economista

Leia outras matérias desta seção
 » Receita divulga regras para IRPF 2024
 » Plano real 30 anos
 » Presidente em exercício sanciona lei que facilita regularização de dívidas com a Receita Federal
 » Comentário do Economista Gino Olivares. Argentina dolarização
 » streaming têm cada vez mais propagandas
 » Wi-fi lento ?
 » Reforma tributária avança
 » Investimentos na América Latina Brasil lidera.
 » Licitações o que muda com a nova Lei
 » Salário Mínimo tem aumento mínimo mais uma vez
 » Juros: Lula está certo diz Joseph Stiglitz - Nobel de Economia
 » Endividados: Com nome sujo, a gente não é nada
 » Economistas podem aprender com as Abelhas
 » FGTS Saque aniversário 2023
 » Não está contente com seu trabalho aqui?
 » Mutirão para renegociar dívidas
 » Economia será difícil o ano que vem
 » Algoritmos a praga matemática
 » Simples Nacional terá limite aumentado diz Deputado Bertaiolli
 » Gasolina e Diesel aumentam e sobra blá blá blá



Voltar