» Colunas » Economia

11/08/2013
O consumo é o motor da economia?‏

 

Já ouviu falar que a economia é como um carro? A analogia é bastante comum. Se a economia é como um carro, o consumo – os gastos das famílias para a aquisição de bens e serviços – poderia ser descrito como o “motor”. Ele corresponde a quase 80% do PIB no Brasil. Logo, não é difícil concluir: caso queira acelerar o crescimento, o que se deve fazer é colocar o pé no acelerador e dar mais força a esse motor. Certo?

Calma! Não tão rápido assim. É necessário, primeiro, distinguir entre consumo e produção. Se a economia fosse um carro, o consumo certamente seria a direção, porém o que faz esse carro andar para frente é um processo longo de transformação de matérias primas e de criação de valor – que são conduzidos por investimentos e por poupança.

Os mecanismos contábeis utilizados para o cálculo do PIB podem levar à falsa conclusão de que o consumo é que realmente importa. Como bens e serviços intermediários usados na produção não entram no cálculo do PIB (pois o valor desses bens e serviços já está “inserido” no preço final), o que sobra é a ideia de que quanto mais as pessoas consomem, mais o PIB tende a crescer. Mas antes de eu consumir algo, eu preciso produzir algo.

De onde os consumidores recebem o dinheiro utilizado para comprar? Antes de ser consumidor, um indivíduo deve ser produtor – ou prestador de um serviço. Em troca do produto vendido ou do serviço prestado, ele recebe um pagamento. Os pagamentos são como recompensas a um trabalho. É apenas após receber seu pagamento que um trabalhador pode consumir. As nossas demandas como consumidores somente são possíveis pela nossa oferta de trabalho/produção a outras pessoas.

Para os trabalhadores, os pagamentos que recebem são sua renda; mas para os empresários, os salários representam uma despesa. O PIB não trata os salários dos trabalhadores como “gastos em investimento” – apesar de que, para um empresário, a contratação de um trabalhador (e o pagamento do seu salário) é o principal investimento feito. No cálculo do PIB, os salários dos trabalhadores aparecem como “consumo”, no momento em que essas rendas são gastas em comida, roupas, celulares, carros, férias e assim por diante. No entanto, a renda desses trabalhadores foi auferida pela contribuição que eles deram em outras etapas da atividade econômica – e que adicionaram valor ao processo de produção.

Na economia, o processo de adição de valor ocorre por meio de vasta estrutura de produção que transforma matéria-prima – madeira, petróleo, ferro – em bens finais. Esse processo é dividido em várias etapas e é fruto da cooperação anônima de milhões de pessoas. Muitas vezes, leva meses (ou até anos) para ser completado. A cada estágio, a atividade de transformação e de adição de valor não é financiada pelo “gasto do consumidor”, mas sim por uma combinação de novos investimentos ou na aplicação da poupança – por exemplo, no uso dos lucros de uma empresa para a contratação de mais trabalhadores ou para a compra de nova máquina.

O ato de consumir, por si só, não necessariamente se traduz em maior produção ou em mais empregos. Afinal, consumidores não investem na produção ou sequer empregam pessoas. As empresas sim. Uma vez que novas contratações são um investimento arriscado, os empresários pesam essa decisão com base no cálculo sobre os tipos de investimentos que eles querem realizar e quais são as suas expectativas futuras. Quanto mais longe da linha de chegada está a produção de um bem final, menos a empresa depende do consumidor final. E uma vez que o emprego está espalhado por esse longo processo de produção, com relativamente poucas pessoas trabalhando na parte de vendas de produtos finais, mudanças nos cálculos de investimentos têm impactos dramáticos sobre o emprego e sobre a produção.

Não há, portanto, fundamentação lógica para sustentar a ideia de que uma economia pode crescer somente por meio do estímulo ao consumo. Durante boa parte da história da humanidade, as pessoas comuns tiveram que passar suas vidas cultivando alimentos. Hoje, há bilhões de pessoas a mais no planeta – e os alimentos são mais baratos, mais abundantes e mais variáveis do que em qualquer outro momento da história. Para garantir essa fartura, menos pessoas precisam trabalhar atualmente na agricultura. O aumento na produção de alimentos não foi possível por que havia mais pessoas… comendo! Ele foi possível pela manipulação de sementes e da terra, pelos investimentos em máquinas agrícolas, pelo controle de pragas e pela invenção de formas de plantação e de colheita que possibilitaram nossa saída de empregos no campo.

O ato de consumir, por definição, retira de uma economia determinado bem. Esse ato não agrega valor, portanto, ao processo de produção – ele é o que finaliza esse processo. Se quisermos um crescimento econômico sólido e sustentável, cada um de nós deve descobrir as formas mais valiosas de servir ao outro e contribuir para o processo de adição de valor e de criação de riqueza, antes que possamos tirar ou consumir algo desse processo. O consumo é o objetivo, mas é a produção que é o meio. Como todas as outras pessoas, até mesmo Papai Noel deve produzir durante todo o ano antes de recebermos seus presentes.


[economiapolitica_brasil]

Leia outras matérias desta seção
 » Receita divulga regras para IRPF 2024
 » Plano real 30 anos
 » Presidente em exercício sanciona lei que facilita regularização de dívidas com a Receita Federal
 » Comentário do Economista Gino Olivares. Argentina dolarização
 » streaming têm cada vez mais propagandas
 » Wi-fi lento ?
 » Reforma tributária avança
 » Investimentos na América Latina Brasil lidera.
 » Licitações o que muda com a nova Lei
 » Salário Mínimo tem aumento mínimo mais uma vez
 » Juros: Lula está certo diz Joseph Stiglitz - Nobel de Economia
 » Endividados: Com nome sujo, a gente não é nada
 » Economistas podem aprender com as Abelhas
 » FGTS Saque aniversário 2023
 » Não está contente com seu trabalho aqui?
 » Mutirão para renegociar dívidas
 » Economia será difícil o ano que vem
 » Algoritmos a praga matemática
 » Simples Nacional terá limite aumentado diz Deputado Bertaiolli
 » Gasolina e Diesel aumentam e sobra blá blá blá



Voltar