» Colunas » Economia

17/12/2017
Quantos os políticos mataram de fome hoje?

13 milhões de brasileiros em extrema pobreza

Mais de 13 milhões de brasileiros viviam em 2016 em condição de extrema pobreza, pelos critérios do Banco Mundial, e tinham disponíveis para consumo no máximo 133,72 reais mensais, o equivalente a 4,45 reais por dia, segundo a pesquisa Síntese de Indicadores Sociais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa, que usa parâmetros do Banco Mundial para definir linhas de pobreza, constatou que dos 205 milhões de brasileiros residentes em domicílios particulares em 2016, 6,5 por cento viviam com o equivalente a 1,90 dólar por dia, o que é considerada uma condição de extrema pobreza. Pelos cálculos do IBGE, 1,90 dólar por dia equivalem a uma renda mensal de 133,72 reais.

A situação é ainda mais grave nas regiões mais carentes do país, mostrou a pesquisa.

“Quem está mais exposto a esses níveis de pobreza são aquelas pessoas de regiões mais pobres, mais carentes e com menos investimentos em saúde, educação, saneamento, habitação e outras condições elementares para o bem estar de um cidadão”, disse a jornalistas a pesquisadora do IBGE Barbara Soares.

“Mulheres, pretas ou pardas, mais jovens e que moram em um domicílio com filhos são o perfil desses mais pobres do Brasil”, acrescentou a pesquisadora.

De acordo com a pesquisa, 11,2 por cento dos 17,4 milhões de brasileiros que viviam na Região Norte do Brasil estavam em situação de pobreza extrema e viviam com até 4,45 reais por dia. No Nordeste, região de 56,7 milhões de pessoas, 12,9 por cento das pessoas estavam na condição de pobreza extrema.

Não à toa, de acordo com o IBGE, os programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, têm forte presença no Norte e no Nordeste.

Em outra linha de corte para se medir a pobreza do país, o IBGE identificou que cerca de um quarto da população vivia diariamente com até 5,5 dólares.

A pesquisa apontou ainda que 12,1 por cento dos brasileiros viviam com uma renda mensal per capita de até 220 reais, equivalente a um quarto do salário mínimo, e 17,8 por cento tinham uma renda mensal disponível entre 220 e 440 reais.

A Síntese do IBGE mostrou ainda que cerca de dois em cada três brasileiros tinham ao menos uma restrição considerada essencial para o bem-estar de uma pessoa. As pessoas idosas e mulheres pardas ou negras com filho e sem marido eram as mais afetadas por essa restrição de acesso a itens fundamentais como educação, proteção social, condições ideais de moradia, saneamento básico e internet.

Segundo o estudo, essas pessoas com restrição de acesso estão na chamada pobreza multidimensional.

“Renda para uma pessoa é importante, mas o que é importante para uma pessoa é justamente o acesso ao essencial e a realização de direitos. Esse é um olhar para além da questão monetária. Isso é uma medida de bem-estar da população”, disse Barbara Soares.

Agência Brasil


jas

Leia outras matérias desta seção
 » Receita divulga regras para IRPF 2024
 » Plano real 30 anos
 » Presidente em exercício sanciona lei que facilita regularização de dívidas com a Receita Federal
 » Comentário do Economista Gino Olivares. Argentina dolarização
 » streaming têm cada vez mais propagandas
 » Wi-fi lento ?
 » Reforma tributária avança
 » Investimentos na América Latina Brasil lidera.
 » Licitações o que muda com a nova Lei
 » Salário Mínimo tem aumento mínimo mais uma vez
 » Juros: Lula está certo diz Joseph Stiglitz - Nobel de Economia
 » Endividados: Com nome sujo, a gente não é nada
 » Economistas podem aprender com as Abelhas
 » FGTS Saque aniversário 2023
 » Não está contente com seu trabalho aqui?
 » Mutirão para renegociar dívidas
 » Economia será difícil o ano que vem
 » Algoritmos a praga matemática
 » Simples Nacional terá limite aumentado diz Deputado Bertaiolli
 » Gasolina e Diesel aumentam e sobra blá blá blá



Voltar