» Colunas » Economia

12/03/2020
Pandemia real ou fabricada?

Fogo em capim seco e água morro abaixo ninguém segura

Os casos do novo coronavírus contabilizam 69  até o final da tarde de ontem. A contaminação suspeita chega a quase mil casos e subindo, no mundo todo medidas de contenção pipocam toda hora. Depois da OMS decretar Pandemia mundial o pânico tomou conta. 

Os cientistas dizem que é apenas uma gripe como as outras mas o comportamento das autoridades não mostram isso. O que é afinal essa Pandemia ? - uma gripe como as outras ou uma grande jogada comercial com interêsses escusos por trás ?. 

A economia mundial já está sofrendo os efeitos com indústrias parando, mercado financeiro desabando, etc. Mas e sempre tem um "mas" tem os aproveitadores da crise real ou fabricada que ganham muito dinheiro. Administrar bilhões de pessoas é simplesmente impossível numa situação dessa. 

Melhor prevenir que remediar e seguir as precauções que o mundo está tomando. O paquiderme governamental brasileiro como sempre reage lentamente, preferindo acreditar que Deus é brasileiro. Enquando isso os empresários saem na frente e tomam medidas para evitar a propagação do vírus da moda. Cancelam todo tipo de atividade que aglomere as pessoas, liberam para trabalho em casa, etc. 

O paradoxo fica entre os cientistas e os governos, enquanto um diz que não há motivo para pânico o outro gera pânico, quem está com a razão?. A OMS não é nenhuma organização social de ajuda a saúde como as brasileiras que fazem um pasticho da saúde pública. Supõem-se que ao decretar estado de Pandemia sabia o que estava fazendo e as consequências de tal ato.

Obvio está que alguma coisa está errada nesse imbróglio todo. È certo que o corona expande o contágio rapidamente em forma de uma progressão geométrica, para calcular a constante acreditamos em quem? - nos cientistas, nos governos ? - melhor aguardar mais uns dias e usar a realidade como base. 


Edson Navarro - Economista

Leia outras matérias desta seção
 » Declaração I.Renda do MEI
 » Organizações Sociais o peso da corrupção
 » Licitação: erros primários ou propositais?
 » Coronavírus vai custar caro para Caieiras
 » Pequenas empresas: sobrevivência a pandemia
 » Guedes inventa um pássaro sem asas
 » Redução de jornada e salário e suspensão de contratos
 » Crédito para micro e pequenas empresas
 » Redução do salário e jornada de trabalho-STF
 » Coronavírus vai deixar uma herança amarga
 » Na crise use a criatividade
 » Coronavírus:respiradores, a improvisação nacional
 » Coronavírus: Dia da mentira ou dos políticos, como queiram
 » Economistas dão sugestões para amenizar a crise
 » Pandemia ou Pandemônio ?
 » Pandemia real ou fabricada?
 » PIB - Produto Interno Brocha
 » Prefeitos inteligentes: último ano é crucial
 » Aplicações em "Perda Fixa"
 » Gastos Públicos: aprenda como funciona



Voltar