» Notícias » Geral » Ler notícia

04/06/2012
Skate carveboard

Clique na foto para ampliar
Clique na foto para Ampliar

Desde o dia 17 de maio, a Avenida Manoel Carlos Gomes, entre as esquinas com a Rua México e a Avenida Colômbia (no percurso da Faculdade até o Colégio Senemby), tem sido fechada às quintas-feiras, das 20 às 22 horas, e aos domingos, das 15 às 18 horas, para a prática de skate, carveboard, bicicleta e outros esportes, como caminhada.
A iniciativa, apoiada pela Prefeitura de Caieiras, Departamento de Trânsito (Demutran) e Secretaria de Esportes, é resultado de um post publicado no Grupo Caieiras, do Facebook: http://www.facebook.com/groups/caieiras/, que gerou vários comentários, quando um dos membros, Ricardo J. S. Cardoso, citou o fato de adolescentes skatistas descerem a avenida, correndo risco de acidente.
A força da rede social
Isabel Duarte, uma das quatro pessoas que moderam o Grupo Caieiras, e mãe de um dos skatistas solicitou uma reunião no Demutran, que prontamente a recebeu, acompanhada por Murilo (15), Antonio (16), Arthur (16), Victor (16), Gustavo (17), e Hiago (17).  Fabio Simas, responsável pelo Departamento de Trânsito da cidade, os orientou sobre os perigos que corriam ao disputar espaço com veículos e propôs soluções.
Uma petição pública eletrônica foi elaborada e assinada, a fim de formalizar o pedido de fechamento da avenida duas vezes na semana ao Gabinete do Prefeito, que encaminhou o assunto aos órgãos responsáveis. Em cerca de dois meses, o pedido foi atendido.
“Sou mãe de um dos meninos que usam a avenida para praticar skate, carveboard e andar de bicicleta. E o fato de meu filho e seus amigos treinarem lá, correndo o risco de serem atropelados me preocupava bastante. O movimento na rede social foi muito interessante. Diferentes pessoas, jovens e adultos opinaram e apoiaram o movimento. Além disso, foi muito importante a disponibilidade e o respeito com que o Fabio nos recebeu e nos ajudou a encaminhar o assunto.”, ressalta Isabel.
Até o momento, toda a comunicação sobre o fechamento ocorreu no boca-a-boca e via rede social. Os seis primeiros dias de fechamento registraram uma média de 35 pessoas por dia: jovens de Caieiras e região com seus skates e bicicletas e famílias que perceberam que o local é bastante agradável para também fazer uma caminhada e bater um papo.
Motoristas: atenção aos dias de fechamento
Quintas-feiras: das 20 às 22 horas
Domingos: das 15 às 18 horas

Veja como a avenida é usada para a prática do Carveboard
http://www.youtube.com/watch?v=ZdpDNge0tpY

 



JAS