» Notícias » Geral » Ler notícia

27/06/2012
Saúde animal, castração continua

Clique na foto para ampliar
Clique na foto para Ampliar

 

450 animais já foram castrados gratuitamente pela unidade móvel da Prefeitura

A prefeitura de Caieiras, por meio da Vigilância Sanitária, já realizou a castração gratuita de quase 500 animais desde a implantação da unidade móvel de controle populacional de cães e gatos. Trata-se de um ônibus totalmente adaptado para estes procedimentos que são realizados por profissionais da área da saúde qualificados. Inovador, este serviço é oferecido apenas em mais duas cidades brasileiras, quer sejam Americana e Curitiba, no Paraná.

Nesta primeira etapa de cadastramento para a castração gratuita de animais será encerrada no dia 30 de março. Mais de 800 animais, de quase todos os bairros da cidade, foram inscritos.

Os bairros recordistas em castrações foram o Jardim dos Pinheiros e o Jardim Esperança, mas foram atendidos animais de várias localidades. Ainda estão sendo chamados, para a cirurgia, cerca de 10 animais diariamente. Com a finalização do atendimento dos animais inscritos, o ônibus de castração será encaminhado para o bairro de Laranjeiras. A previsão é que até o começo do mês de julho sejam abertas as inscrições no bairro.

De acordo com o Dr. José Eduardo de Oliveira Souza, diretor da Vigilância Sanitária, é preciso que a população também cumpra sua parte. “A castração de animais é um trabalho de saúde pública, mas as pessoas precisam levar o animal para o procedimento. De cada 10 inscritos, apenas 05 comparecem no dia agendado. Isso atrapalha os trabalhos e acaba prejudicando aqueles que realmente têm interesse em levar seu animal”, explica

É importante que os donos de animais cadastrados aguardem o contato do órgão para o agendamento da cirurgia e que assumam o compromisso de levar o animal no dia marcado.

Vale lembrar que as cirurgias serão somente de castração para cães e gatos de, no mínimo, quatro meses de vida. Não serão realizados outros tipos de tratamento no animal. O objetivo é o controle populacional desses animais, evitando que novos animais fiquem largados na rua vivendo sem tratamento adequado.

Os donos são responsáveis pelos cuidados pós-operatórios que deverão durar cerca de sete dias. Quanto aos animais de rua, os chamados “cães comunitários”, será necessária a atenção de um voluntário cuidador que o receba em casa durante esses dias de convalescência.

A cirurgia leva em torno de 15 minutos, mas todo o processo operatório leva em torno de 1hora variando de animal para animal.
 



AIMPC