» Notícias » Geral » Ler notícia

29/06/2012
Palestra sôbre Pedofilia

Clique na foto para ampliar
Clique na foto para Ampliar

Caieiras se mobiliza no combate à Pedofilia e organiza palestra

A luta contra a pedofilia foi iniciada, em Caieiras, há três anos com a criação da Lei 4381/2010, de autoria do vereador Paulão do Sítio, que instituiu a Semana de Combate à Pedofilia O objetivo foi o de mobilizar a sociedade, anualmente, para discutir, refletir e agir contra esse crime que cresce a cada dia no Brasil. Neste ano a semana será marcada por uma palestra que acontece no dia 11 de julho, a partir das 19 horas, no CECIN, sob o tema “Pedofilia. Você pode não ver, mas pode estar acontecendo”.

O palestrante, deputado estadual Carlos Bezerra Jr., que é médico ginecologista e obstetra, foi quem criou o Programa de Enfrentamento à Violência Infanto-Juvenil que protege mais de 150 mil crianças contra abuso sexual em São Paulo. Em 2009, Bezerra foi relator da CPI “da Pedofilia”. No ano seguinte ocupou o 1º lugar no ranking dos políticos paulistanos avaliados pelo mais recente estudo da ONG Voto Consciente e, atualmente, é o parlamentar que detém os projetos de lei de maior relevância na capital paulista, segundo levantamento da mesma ONG.

Assunto de grande repercussão atualmente, o tema pedofilia vem sendo intensificado nos últimos anos, em especial após a CPI da Pedofilia. “Apesar dos abusos sexuais contra crianças sempre terem existido, a população despertou para a realidade nos últimos anos e tomou consciência da importância em denunciar os abusadores para acabar com a impunidade”, explicou o senador Magno Malta presidente da subcomissão de combate a Pedofilia da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal.

Para o senador Malta, “as campanhas educativas já estão surtindo efeito e este crime não pode mais ficar escondido. Apesar de as denúncias estarem cada vez mais comuns entre a população de baixa renda, as estatísticas mostram que o crime acontece em todas as classes sociais. De cada dez crianças que sofrem esse tipo de abuso, oito são meninas e duas meninos”.

Além do aumento no número de denúncias, que saltaram 150% no Brasil, a repercussão do tema vem alcançando até mesmo pedófilos das altas classes sociais e políticos, como foi o caso do ex-prefeito Geraldo Mineiro, do município de Sebastião Barros, no Piauí, quem em 2011 foi condenado a oito anos de prisão e perda de mandato.

MOBILIZAÇÃO SOCIAL

A alta crescente do número de denúncias de crimes sexuais contra crianças e adolescentes evidencia o cumprimento de uma das metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infantojuvenil, que é a mobilização social. “O aumento dos índices de notificação indica que as pessoas estão se conscientizando. Isso é fundamental para que o estado invista no atendimento às vítimas. Podemos ter a melhor lei do mundo para os crimes de pedofilia, mas, se a sociedade não estiver atenta a esse tipo de violência, não haverá aplicação da lei, menos ainda socorro às vítimas”, avalia o promotor de Justiça Carlos Fortes.



AIMPC