» Notícias » Geral » Ler notícia

27/07/2016
Porque faltam medicamentos nas Unidades de Saúde

Clique na foto para ampliar
Clique na foto para Ampliar
bons tempos

As reclamações aumentam dia a dia, faltam medicamentos nas Unidades de Saúde, falta isso e falta aquilo.

Para explicar essa situação basta dar uma olhada no portal transparência da Prefeitura, pelas despesas ali relacionadas a compra de medicamentos parece não ser prioridade.

Em compensação, apenas um pregão para contratar câmeras de segurança leva quase  R$ 2 milhões, isso é justo?. E por coincidência a empresa vencedora é a mesma que já detém o serviço.

Outro gasto de milhões de reais é o Teatro Municipal do Serpa, passa pela cabeça de alguém com bom senso essa obra faraônica ?. Enquanto a população sofre com o precário e mal administrado sistema de saúde municipal.

Com o dinheiro gasto, quase 12 milhões de reais dizem os comentários, um hospital de primeira linha poderia ter sido construído para atender decentemente os munícipes, principalmente os de baixa renda que são a maioria.

Os caieirenses cometeram um grande engano ao eleger o alcaide médico, pensando que teriam um sistema de saúde eficiente, conseguiram um faraônico Teatro e ainda por cima possivelmente construído em cima de uma APP (Àrea de Preservação Permanente) ,conforme Inquérito aberto pelo Ministério Público do Meio Ambiente. E conseguiram mais:


Conseguiram grandes aterros suspeitos de armazenar resíduos tóxicos, conforme inquéritos abertos  no MP. e  Polícia Federal.

Conseguiram que a terceirização predominasse em todos os setores, pagando milhões às empresas e curiosamente aumentando o número de funcionários municipais, hoje beirando  2 mil.

Conseguiram que o número de médicos triplicasse e o atendimento piorasse.

Conseguiram que  licitações fossem taxadas pelo Tribunal de Contas como ilegais e irregulares, principalmente  sobre compras da merenda escolar.

Conseguiram que a prefeitura pagasse milhões para sinalizar as ruas.

Conseguiram que a prefeitura pagasse milhões no aluguel de veículos e máquinas enquanto poderia ter comprado e acrescido no patrimônio público.

Conseguiram que a frota pública de veículos e máquinas  virasse sucata.

Conseguiram  uma bomba relógio chamada Previdência Municipal.

Enfim, foram quase oito anos de gastos no mínimo contestáveis e para não esquecer, tem os  milhões e milhões de reais  com movimento de terra pagos praticamente a uma só empresa, loteamentos  aprovados aumentando a necessidade de recursos públicos escassos, etc.

E pela análise da receita x despesa até julho publicada no portal da transparência, a situação fiscal é complicada, a prefeitura estará tecnicamente quebrada se não adotar medidas rigorosas de contenção das despesas.

 



Edson Navarro