» Notícias » Geral » Ler notícia

19/09/2016
Campanha Nacional de vacinação começa hoje

Clique na foto para ampliar
Clique na foto para Ampliar

Campanha de vacinação ocorre entre os dias 19 e 30 de setembro

O Ministério da Saúde quer atingir também crianças e adolescentes entre 10 e 15 anos incompletos, grupo que apresenta maior resistência para se vacinar.

Campanha Nacional de Vacinação vai atender menores de cinco anos e crianças de nove a 15 anos incompletos este ano

A campanha de vacinação vai atender também menores de cinco anos e crianças de nove. Foram enviadas 19,2 milhões de doses extras de 14 imunizantes para os postos de saúde de todo o país, além das 7,6 milhões que já são destinadas ao mês de setembro.

Durante a campanha, irão participar 350 mil profissionais de saúde em cerca de 36 mil postos fixos de vacinação. O dia D, que vai representar a mobilização nacional, ficou marcado para o dia 24 de setembro. Para chamar atenção dos pais, crianças e adolescentes, o personagem principal da campanha, o Zé Gotinha, se juntou aos personagens da “Carreta Furacão” em um dos vídeos promocionais.

Mudanças no Calendário

Quatro vacinas tiveram alteração no esquema nacional de imunização: poliomielite, HPV, meningocócica C (conjugada) e pneumocócica 10 valente. O calendário sofre alterações periódicas em função da situação epidemiológica das doenças. Confira o que mudou:

Poliomielite: esquema de vacinação passou a ser de três doses de vacina injetável e mais duas doses de reforço com vacina oral, a gotinha.  Até ano passado, eram duas injetáveis e três orais.

HPV: Meninas saudáveis de nove anos a menores de 15 passam a receber apenas duas doses, e não três, da vacina de HPV. Estudos indicam que essa dosagem é suficiente para esta faixa etária. Aquelas entre 9 e 14 e com HIV continuam recebendo as três doses

Meningocócica (meningite): reforço que antes era dado aos 15 meses, passou a ser administrado aos 12 meses, podendo ser feito até os 4 anos.

Pneumocócica (pneumonia): passou a ser administrada em duas doses a partir desta campanha de vacinação, e não mais três, após estudos indicarem que o efeito é o mesmo com uma dose a menos.

Fonte:http://saude.ig.com.br/2016-09-13/campanha-vacinacao-2016.html



JAS