» Notícias » Meio Ambiente » Ler notícia

02/03/2009
Município verde, Caieiras adere.

Pref.Hamamoto com a equipe do Projeto Municipio verde
Caieiras sempre se destacou na Grande São Paulo como a “Cidade dos Pinheirais” graças à floresta de árvores mantidas para abastecer a fábrica de papel da Cia Melhoramentos. Há mais de cem anos a filosofia dos Irmãos Weisflog tem prevalecido, até quando? não se sabe. O mundo muda e hoje a Companhia parece ter mudado radicalmente suas atividades, em seu site dá ênfase total às “Terras de Caieiras”, atividade imobiliária com a possível venda de muitos hectares de terras junto com a floresta. Um exemplo são as notícias da vinda da empresa Camargo Correa ,com um projeto descomunal de construção de casas e apartamentos, praticamente dobrando a população do Município. Indiscutivelmente a Cia faz o que quiser com suas terras e preservar um dos poucos “pulmões verdes” que temos não seria sua meta para o futuro.

O prefeito Hamamoto ficou satisfeito com o projeto e disse que fará questão da participação da Cidade no projeto Município Verde, já que trata-se de um projeto sério que visa discutir e buscar soluções para problemas comuns na cidade, como o tratamento de esgoto; lixo; recuperação de mata ciliar; arborização urbana; educação ambiental; habitação sustentável; uso da água; poluição do ar; estrutura e conselho ambiental.(AIPMC)

Já que a largada foi dada, o prefeito bem que poderia ampliar sua satisfação com o projeto e incluir a reserva florestal, sem ela seremos mais um Município “pelado”. Como dizia o Dr. Mario Toledo de Morais, homem sempre a frente do seu tempo, a discussão sobre o futuro dessa imensa riqueza verde um dia terá que acontecer, a proximidade de Caieiras com São Paulo necessariamente forçará essa situação, são os novos tempos prenunciados pelo pensamento brilhante do Dr. Mario.



Edson Navarro