» Notícias » Saúde » Ler notícia

01/04/2009
Projeto Dengue

A dengue pode matar
Prevenção:
Projeto de combate e prevenção à Dengue será implantado junto aos alunos da rede municipal de ensino de Caieiras
O projeto está sendo desenvolvido pela secretaria de Saúde, através do Departamento de Saúde Coletiva (vigilância Epidemiológica), em parceria com a secretaria da Educação, e tem como foco principal trabalhar junto a todas as crianças da rede municipal de ensino. “As crianças serão os governantes do futuro, portanto eles devem estar preparados para prevenir a proliferação do mosquito, evitando uma epidemia”, justificou a secretária da saúde, Mônica Isabel Sobreiro.

Inicialmente a equipe responsável pelo projeto irá atuar junto aos professores da rede municipal, promovendo palestras e o treinamento dos educadores, para que tornem-se multiplicadores. O grupo irá trabalhar com uma cartilha informativa juntamente com os alunos, que atuarão em agentes mirins.

A segunda etapa do projeto prevê a realização de visitas monitoradas dos ‘agentes mirins’, nas residências localizadas no entorno das escolas, acompanhados dos agentes da vigilância, na busca de possíveis focos e ainda promovendo a orientação da população.

Segundo o diretor do departamento de Saúde Coletiva, Dr. José Eduardo de Oliveira Souza, responsável pela capacitação e orientação dos educadores, o projeto será finalizado com a realização de uma gincana entre os alunos de toda a rede. “As crianças são excelentes divulgadores e incentivadores de ações preventivas”, completou o diretor.


AIPMC