» Colunas » Saúde

07/06/2008
Descoberta pode dar fim ao herpes.

Descoberta pode dar fim ao herpes.

Combinação terapêutica vai reativar o vírus em estado letárgico e matá-lo com um antiviral.

As erupções cutâneas que surgem próximas aos lábios poderão ser um dia apenas uma lembrança ruim, de acordo com estudos americanos publicados na revista científica britânica Nature.

A equipe liderada pelo professor Bryan Cullen, do Centro Médico da Universidade de Kent, em Durham, na Carolina do Norte, indica ter descoberto o mecanismo pelo qual o vírus em questão – denominado herpes simplex (VHS-1, ou vírus herpes tipo 1) – se mantém latente no corpo antes de ressurgir devido ao estresse ou a uma exposição ao sol.

Segundo Cullen, essa descoberta poderá levar à produção de uma combinação terapêutica para reativar o vírus e matá-lo depois, com o antiviral aciclovir, por exemplo.

O vírus pode permanecer inativo, mantendo-se escondido em gânglios nervosos sensitivos e depois entrar novamente em ação por meio das fibras nervosas para ressurgir na mesma parte do rosto, provocando as erupções contagiosas.

No estado latente, o vírus não se alastra. Produz apenas um tipo de material genético, o RNA-LAT, cuja finalidade era um mistério. Os pesquisadores descobriram que essa forma de RNA (ácido ribonucléico) era transformada em unidades menores, de micro-RNA, que mantêm o vírus inativo, bloqueando a produção de proteínas necessárias para sua proliferação.

Sob estresse, os micro-RNA passam a não ser suficientes para bloquear a máquina, assim a fábrica de proteínas volta a operar, permitindo que o vírus volte a se alimentar.
Fonte: JORNAL DO BRASIL

jornal do brasil

Leia outras matérias desta seção
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos
 » Micoses endêmicas
 » Mounjaro novo medicamento para diabetes
 » Ansiedade.... essa praga não tão moderna


Voltar