» Colunas » Saúde

16/09/2008
Falta de ferro na comida pode comprometer futuro de crianças

Até as com medidas físicas que parecem normais têm atraso mental. Em países em desenvolvimento, até 40% podem sofrer do problema

Segundo um trabalho de pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, a deficiência de ferro no organismo durante a infância põe em risco o desenvolvimento motor e intelectual até a adolescência.

Luis Fernando Correia é médico e apresentador do "Saúde em Foco", da CBN

A pesquisa foi desenvolvida na Costa Rica, onde crianças com diagnóstico de deficiência de ferro foram acompanhadas e tratadas entre o primeiro e segundo ano de vida. As crianças foram reavaliadas aos cinco, dez e novamente aos 15 anos de idade. Aquelas crianças com deficiência de ferro obtinham resultados piores em testes que avaliavam o desenvolvimento motor e mental.

Um dado que preocupou os pesquisadores foi o de que mesmo crianças com desenvolvimento físico aparentemente normal com relação ao peso e altura, porém anêmicas, mantinham seus resultados ruins ao longo das avaliações seqüenciais.

Importância

Esses resultados, segundo o responsável pelas pesquisas, mostram a importância do diagnóstico precoce da deficiência de ferro nas crianças, já que mesmo com o tratamento adequado o comprometimento do desempenho das crianças anêmicas se manteve. Estima-se que pelo menos 25% das crianças do mundo sofram da deficiência de ferro, sendo que a metade dessas sem anemia em exames.

Nos países em desenvolvimento, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que a anemia ferropriva, ou seja, por deficiência de ferro, pode atingir 39% das crianças. Uma pesquisa realizada no Brasil encontrou 24% das crianças em idade pré-escolar com deficiência de ferro.

O ferro é importante na formação e desenvolvimento dos nervos, e sua falta pode afetar o funcionamento de certas áreas do cérebro, responsáveis pela memória e outras funções.


G1

Leia outras matérias desta seção
 » Coronavírus o que temos hoje para combater
 » Própolis vermelha é anticancerígena
 » Catarata: proteína pode estar ligada a ela
 » Coronavírus: Vitamina D ajuda
 » Bactérias da Antartica contra o câncer
 » Corticóides contra o coronavírus
 » Zolgensma o absurdo de US$ 2 milhões
 » Com tratamento precoce risco de morte cai
 » Colchicina age contra o coronavírus
 » Tuberculose novos fármacos para o futuro
 » Coronavírus: perda repentina do olfato
 » Coma Ovo.....ou não ?
 » Guaraná contra o diabetes tipo 2
 » Nova terapia para o mal de Parkinson
 » Coronavírus são seis tipos com sintomas diferentes
 » Coronavírus: teste pelo plano de saúde
 » A pandemia e a depressão em crianças
 » Coronavírus x tipo sanguineo
 » Pomada para feridas diabéticas
 » Coronavírus:Omega 3 x Covid19


Voltar