» Colunas » Saúde

06/11/2008
Estudos analisam os benefícios da soja para o colesterol

Pesquisas recentes indicam efeito, se vier junto com dieta saudável. De toda maneira, o potencial benefício parece ser pequeno.

Alimentos à base de soja têm sido associados a vários benefícios para a saúde, mas talvez nenhum deles tão atraente quando a possibilidade de diminuir o colesterol.

Essa idéia foi solidificada em 1999, quando a FDA (agência que regula drogas e alimentos nos EUA) permitiu que empresas anunciassem que 25 gramas de proteína de soja por dia, em uma dieta rica em gordura saturada e colesterol, "podem reduzir o risco de doenças cardíacas". O órgão avaliou estudos – incluindo uma análise financiada pela indústria e publicada no "The New England Journal of Medicine" em 1995 – e concluiu que a proteína de soja poderia reduzir o colesterol.

Mas desde então estudos realizados têm levantados dúvidas. Em 2006, um painel consultivo da Associação Americana do Coração analisou uma década de estudos e determinou que produtos de soja não tinham efeitos significativos sobre o HDL (o colesterol "bom") ou triglicerídeos, e pouca ou nenhuma capacidade de diminuir o colesterol "ruim", ou LDL. Outro estudo, publicado em agosto no "The American Journal of Clinical Nutrition", descobriu que consumir 24 gramas de proteína de soja por dia não tinha nenhum "efeito significativo no LDL do plasma" em pessoas com colesterol moderadamente elevado.

No entanto, o tema ainda está longe de uma definição. Outra linha de pesquisa mostra que a soja parece ajudar quando combinada com comidas com baixo teor de gordura e alto teor de fibra e componentes chamados de esteróides vegetais – em outras palavras, uma dieta saudável em geral.

Ou seja, existem evidências de que a soja pode melhorar o colesterol, mas isso ainda não está claro.

G1

Leia outras matérias desta seção
 » O calor veio para ficar
 » Artrite reumatóide x hemopressina
 » Cirurgia combinada catarata mais buraco macular
 » Coronavírus o que temos hoje para combater
 » Própolis vermelha é anticancerígena
 » Catarata: proteína pode estar ligada a ela
 » Coronavírus: Vitamina D ajuda
 » Bactérias da Antartica contra o câncer
 » Corticóides contra o coronavírus
 » Zolgensma o absurdo de US$ 2 milhões
 » Com tratamento precoce risco de morte cai
 » Colchicina age contra o coronavírus
 » Tuberculose novos fármacos para o futuro
 » Coronavírus: perda repentina do olfato
 » Coma Ovo.....ou não ?
 » Guaraná contra o diabetes tipo 2
 » Nova terapia para o mal de Parkinson
 » Coronavírus são seis tipos com sintomas diferentes
 » Coronavírus: teste pelo plano de saúde
 » A pandemia e a depressão em crianças


Voltar