» Colunas » Saúde

15/06/2009
Diabetes e vitamina C

Noticias

Estudo em andamento.
13/6/2009 - Farmacia

Investigadores norte-americanos e britânicos revelaram que a combinação de vitamina C com terapia à base de insulina pode ajudar a prevenir as complicações resultantes da diabetes.

Os investigadores da Universidade de Oklahoma e da Universidade de Warwick referiram que as descobertas sugerem que uma terapia antioxidante pode ajudar os pacientes diabéticos, cujos níveis de açúcar estão sob controle.

Neste estudo, a vitamina C foi administrada na corrente sanguínea em doses elevadas, tendo os investigadores referido que são pouco prováveis resultados semelhantes utilizando suplementos de venda livre.

O estudo, publicado na “Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism”, revelou que, mesmo quando o açúcar está sob controle, a memória das células pode fazer com que os danos continuem. Esta danificação, conhecida como disfunção endotelial, está associada a muitas das complicações graves da diabetes, mas os antioxidantes podem ajudar a apagar esta memória, de modo a que as funções celulares normalizem.

O Dr. Michael Ihnat, da Faculdade de Medicina da Universidade Oklahoma, referiu que se especulava que isto acontecia com a disfunção endotelial, mas até agora ainda não se sabia se era efetivo em humanos. Finalmente, foi possível testá-lo e provar ser verdade.

O investigador acrescentou que, para os pacientes com diabetes, isto significa que manter a glicose sob controle não é suficiente, sendo que uma terapia antioxidante em combinação com o controle da glicose irá proporcionar aos pacientes uma vantagem e diminuir a possibilidade de complicações da diabetes.

Fontes: United Press International

Portal diabetes

Leia outras matérias desta seção
 » A pandemia e a depressão em crianças
 » Coronavírus x tipo sanguineo
 » Pomada para feridas diabéticas
 » Coronavírus:Omega 3 x Covid19
 » Reumatismo e seus vários tipos
 » Colesterol alto x coronavírus
 » Coronavírus:Imunidade cruzada
 » Coronavírus: Porque os Diabéticos correm mais risco
 » Canabidiol desenvolvido na USP chega às farmácias
 » Espinheira santa
 » Coronavírus: Pneumonia silenciosa
 » Coronavírus: Ar condicionado pode espalhar
 » Fakes sobre o coronavírus
 » Coronavírus: Doenças crônicas
 » Alcool gel exige cuidados
 » Coronavírus e o Oxímetro
 » Coronavírus: Uso do anticoagulante heparina
 » A batata Yacon e o diabetes
 » Coronavírus não é pior que as outras pandemias
 » Coronavírus: Remdesivir - antiviral


Voltar