» Colunas » Saúde

03/07/2009
Diabetes, medicamentos atrasam cegueira

Diabetes: medicamentos ineficazes para combater doença renal podem atrasar cegueira

1/7/2009 - Publico - Portugal

Dois medicamentos da Merck dados aos diabéticos para a pressão sanguínea, que supostamente preveniam complicações renais causadas pela doença, não são eficazes para este fim, mas investigadores norte-americanos conseguem prevenir problemas relacionados com os olhos.

O Vasotec, que tem como princípio activo o enalapril, e o Cozaar, cujo princípio activo é o losartan, atrasam os danos nos olhos causados em mais de 65 por cento dos pacientes, mostra um estudo que teve fundos da farmacêutica.

Nos Estados Unidos, a diabetes causa 45 por cento de falha de rins, para além de ser a primeira causa de cegueira em adultos. A investigação, publicada no “New England Journal of Medicine”, testou se os doentes com diabetes tipo 1 que tomavam os dois medicamentos numa fase precoce da doença, tinham uma desaceleração na deterioração dos rins. A pesquisa mostrou que as drogas eram tão eficazes como os placebos.

Mas pouco depois de o estudo ter sido iniciado, o investigador principal, Michael Mauer, da Universidade de Minnesota, decidiu também incluir testes para a retinopatia diabética – quando os finos vasos sanguíneos que temos nos olhos rebentam, e o sangue vai para o olho, danificando a visão.

O estudo seguiu 285 pacientes durante cinco anos, e mostrou que houve um benefício. A retinopatia progrediu significativamente em 38 pacientes que recebiam o placebo comparado com apenas 25 por cento que tomavam enalapril e 21 por cento que tomavam losartan.

Apesar do sucesso dos medicamentos ser mais evidente em doentes que estão pouco ou nada afectados pela retinopatia, e de ser necessário investigar mais – sabe-se que os medicamentos causam defeitos no feto durante a gravidez da mulher –, Mauer acredita que pode ser uma alternativa dar os medicamentos a um segmento da população doente em que é difícil controlar os açúcares

Diabetenet

Leia outras matérias desta seção
 » Ponte de Safena e stents não são melhores que medicamentos
 » Nova droga pode reverter Demência
 » Doença grave x Espiritualidade
 » Insônia
 » Stents-bypass ou medicamentos ?
 » Própolis verde
 » Exames de sangue para que servem
 » Exame de Urina tipo 1
 » Estatinas aumentam risco de osteoporose
 » Diabetes tipo 2 - protocolo oficial da SBD - 2019
 » Cocô ! Tratado Geral
 » Dieta Cetogênica
 » Manteiga Ghee como fazer
 » Coração x Café
 » Câncer x Café
 » Terapia anti-câncer CAR-T - USP
 » Própolis - USP-ESALQ
 » Cera de ouvido detecta câncer
 » HPN Hidrocefalia de pressão normal
 » Sal do Himalaia não é o que dizem


Voltar