» Colunas » Saúde

14/07/2009
Colesterol alto e a disfunção erétil


Geral
7/7/2009 - UOL

A obesidade e a dislipidemia - popularmente conhecida como "colesterol alto" - são os principais fatores associados à disfunção erétil (DE), seguidas por diabetes, hipertensão e tabagismo. "Isso acontece porque a dislipidemia pode levar à aterosclerose (obstrução arterial causada pelo colesterol ruim, o LDL), com conseqüente dificuldade de irrigação sangüínea na região peniana", explica o urologista Helder Machado, chefe do Serviço de Urologia do Hospital Orêncio de Freitas, em Niterói (RJ). "Mas, antes da aterosclerose se instalar, acontece a piora da função endotelial, um quadro que leva à disfunção erétil", completa o médico.

No entanto, existe solução para a DE nesses casos. Um estudo recente denominado Dyslipidemia contou com 395 pacientes, todos com níveis alterados de gordura no sangue. Eles foram divididos em dois grupos: um recebeu doses de vardenafila, princípio ativo produzido pela Bayer Schering Pharma, e outro tomou placebo, ambos por 12 semanas. Os homens que tomaram o princípio ativo apontaram tempo de ereção médio de 10 minutos contra cerca de 3 minutos dos pacientes que receberam placebo.

Estilo de vida e alimentação no combate ao coleterol alto - Todos sabem que colesterol alto traz riscos à saúde. E, para o homem, essas complicações também aumentam as chances de desenvolver disfunção erétil. Especialistas lembram que uma alimentação saudável associada a exercícios físicos regulares é a melhor forma para equilibrar as taxas de gordura no sangue, diminuindo o "colesterol ruim" (LDL) e aumentando os níveis do "colesterol bom" (HDL). Evitar o consumo de embutidos, carnes gordas e alimentos que contenham gordura trans e saturadas (bolachas, salgadinhos, manteiga, toucinho etc.) é imprescindível para o controle do colesterol. Incorporar aliados da boa dieta como peixe, azeite, frutas, linhaça e aveia no dia-a-dia conta pontos positivos para quem quer garantir uma vida mais saudável.

Portal diabetes

Leia outras matérias desta seção
 » Micro- Ondas é seguro?
 » A cor da urina pode revelar doenças
 » Coletor menstrual - vantagens
 » Comidas ultraprocessadas
 » Dor nas costas
 » Ozempic - Samaglutidina
 » Aranhas perigosas
 » Câncer está ligado nas lesões do DNA
 » Alzheimer é um tipo de diabetes?
 » Câncer de pênis
 » Cafeína
 » Cúrcuma
 » Sífilis aumenta no Brasil
 » Insulina... tipos e aplicação
 » Vinagre e alho na vagina contra candidíase....
 » Tremor nas mãos
 » Catarata - olhos
 » Herpes zoster: quem já teve catapora pode desenvolver a doença
 » Diabetes: 28 amputações por dia
 » Diabetes: 2024 terá enxurrada de lançamentos


Voltar